Home / Noticias / 16.09.2021 23:01

Breier recebe título de “doutor honoris causa” da Urcamp de Bagé

16/09/2021 23:01

O presidente da OAB/RS, Ricardo Breier, recebeu na noite da quinta-feira (16), o título de Doutor Honoris Causa da URCAMP de Bagé. Acompanhado do vice-presidente, Jorge Fara; de conselheiros seccionais e presidentes de subseção, o dirigente realizou intensa agenda na subseção de Bagé e palestrou na 2ª Semana Jurídica Integrada - e 42ª Semana Jurídica, realizada pelo Centro Universitário da Região da Campanha (Urcamp). Em sua terceira noite, a programação da semana trouxe a palestra “Compatibilidade do exercício da advocacia na era da Justiça digital”, ministrada por Breier que, na ocasião, foi agraciado com o título de honoris causa, por sua trajetória na luta por uma Justiça plena e em todos os âmbitos e em defesa de uma sociedade mais justa e como reconhecimento aos serviços prestados à Ordem.

Ele ressaltou a honra de ser agraciado com o título de uma instituição com grande contribuição para a advocacia. “É mais um momento em que o ambiente universitário, pelo qual tenho enorme admiração e respeito, me emociona, com a honraria de uma entidade que forma advogados e advogadas para o Rio Grande do Sul, para o Brasil e para o mundo. A partir de agora, em qualquer atividade ou evento em que eu estiver, serei apresentado como honoris causa pela Urcamp, com orgulho em atuar pela Ordem gaúcha em favor do Estado Democrático de Direito e da independência dos poderes e na defesa intransigente da cidadania e de advogados e advogadas que falam em nome dela”, afirmou.

Justiça digital e exercício da advocacia

Em sua palestra, Breier reforçou as dificuldades que a advocacia enfrenta no momento. “Minha fala está alicerçada em cima do trabalho da OAB/RS e das diretorias das subseções, com as quais me reuni em diversas ocasiões, ouvindo relatos de casos graves em que, muitas vezes, impediam o pleno exercício da advocacia. Nós convivemos com fóruns fechados e processos parados, o que resultou em muitos colegas sem condições de trabalhar e em situações de extrema precariedade. Enquanto dirigentes de Ordem, precisamos olhar para os que não conseguem exercer a profissão e para a cidadania carente que não tem acesso à Justiça. Precisamos pressionar o CNJ a abrir os tribunais, a digitalizar os processos e a não obstruir o exercício da advocacia. Nossa missão é, mais do que se adaptar à digitalização, evitar que ninguém seja excluído e a OAB precisa estar fortalecida para isso”, pontuou ele.

Fara, que é graduado em Direito pela Urcamp, destacou que o trabalho de Breier, enquanto presidente da OAB/RS foi para abrir portas e construir pontes com toda a sociedade. “Aproveito para agradecer toda a advocacia gaúcha, representada pelos presidentes das 106 subseções, que apoiou a diretoria seccional durante esse tempo, principalmente, no período de tantas dificuldades em que fomos acometidos pela pandemia de Covid-19. Com esse apoio, foi possível trabalhar pela união em defesa da cidadania. Por isso, esse importante título concedido nesta noite, além de um acrescimento ao currículo de nosso presidente, é uma homenagem a todos os advogados e a todas as advogadas porque reconhece a importância da OAB na administração da Justiça”, destacou ele.

Título de hóspede oficial

Ainda durante o dia, o presidente da seccional gaúcha da OAB/RS recebeu, na prefeitura, o título de hóspede oficial do município de Bagé.

Também estiveram presentes: o tesoureiro da CAA/RS, Gustavo Juchem; os conselheiros seccionais, Leonardo Lamachia; Luiz Augusto Gonçalves de Gonçalves; Jorge Fernando Estevão Maciel; Carlos Albornoz; Jessilena Alano Etcheverry; Luis Eduardo de la Rosa D'avila; os presidentes da subseções de Bagé, Marcelo Godinho; São Gabriel, Miguel Kodayssi; Dom Pedrito, Maria Do Horto Caillava dos Santos; de Rosário do Sul, Cesar Augusto Prevedello; de Alegrete, Valdir Vaz de Freitas; de Santana do Livramento, Glênio Cardoso Lopes; de Camaquã, Roberta Inocente; de Santa Maria, Péricles Lamartine Palma da Costa; de Pelotas, Paula Grill Silva Pereira; e as vices-presidentes das subseções de Bagé, Marcia Aidê Soares Rochinhas; e de Cacequi, Maria Helena Morrudo Castro Vicente. Também participaram da cerimônia o delegado da CAA/RS na subseção de Alegrete, Sívens Henrique Gomes Carvalho; e secretária-geral da subseção de Camaquã, Caroline Luciana Fonseca.

O evento contou, ainda, com presença da reitora da Urcamp, Lia Maria Herzer Quintana; do coordenador do curso de Direito do campus de Bagé, Heron Ungaretti Vaz; o vice-presidente da Fundação Attila Taborda, José Leonardo Castilho; o promotor de Justiça da Comarca de Dom Pedrito, Diogo Taborda; o promotor de Justiça da Comarca de Bagé, Frederico Carlos Lang; o delegado de polícia regional e diretor da 9ª Região Policial, Luis Eduardo Sandim Benites; o procurador-geral do município de Bagé, Heitor Gularte; a presidente da Comissão de Seguridade Social da OAB/RS (CSS), Tiago Kidricki; as coordenadoras do curso de Direito da Urcamp dos campus de Alegrete, Fabiana Segabinazi Pilecco; de Santana do Livramento, Iara Cristine Lappe; e de São Gabriel, Ana Paula Torres.

Além deles, marcaram presença os representantes de entidades de classe, organizações da sociedade civil, instituições da industria, comércio, serviços e entidades financeiras e organismos públicos; e representações da comunidade acadêmica.

16/09/2021 23:01

OAB/RS credencia novos estagiários em Prestação de Compromisso

16.09.2021

Curso de Aperfeiçoamento em Direito Civil Atual abordará aspectos do Direito das Coisas Atual