Home / Noticias / 03.09.2021 19:14

Caravana das Prerrogativas ouve advocacia das Regiões das Missões e dos Vales

03/09/2021 19:14

Com o propósito de defender o respeito ao livre exercício da profissão, além de fortalecer o compromisso com a advocacia do interior, a Caravana das Prerrogativas iniciou o mês de setembro visitando as Regiões das Missões e dos Vales. O vice-presidente da OAB/RS, Jorge Fara, e a presidente da Comissão de Defesa, Assistência e Prerrogativas dos Advogados (CDAP), Karina Contiero, foram recebidos em Ijuí e Encantado, na quinta (02) e na sexta-feira (03), respectivamente.

Ao todo, foram 26 subseções abrangidas nas duas regiões. Os dirigentes das subseções de Cerro Largo, Cruz Alta, Frederico Westphalen, Giruá, Ijuí, Palmeira das Missões, Panambi, Santa Rosa, Santo Ângelo, Santo Augusto, São Luiz Gonzaga, Três de Maio e Três Passos falaram sobre as demandas locais da advocacia das Missões. As subseções de Agudo, Cachoeira do Sul, Candelária, Encantado, Encruzilhada do Sul, Estrela, Lajeado, Rio Pardo, Santa Cruz do Sul, São Jerônimo, Sobradinho, Taquari e Venâncio Aires compartilharam seus desafios no exercício da profissão na Região dos Vales. Em comum, relataram problemas de atendimentos nos Fóruns; problemas em audiências virtuais; além de comentarem sobre a digitalização dos processos físicos.

Veja mais fotos no Flickr da OAB/RS

O presidente da OAB/RS, Ricardo Breier, destaca a importância do projeto para a seccional: “A Caravana das Prerrogativas é uma das prioridades da nossa gestão. Ir até as subseções, falar com a advocacia local faz toda a diferença para a condução das nossas ações, respeitando as especificidades de cada região. Levar aos colegas a importância das prerrogativas é fundamental para fortalecer a classe e garantir o respeito aos direitos, tanto da classe, como da cidadania”, frisa.

Representando Breier nas visitas, o vice-presidente da OAB/RS, Jorge Fara, falou sobre a retomada dos encontros presenciais: “Percorrendo as regionais conseguimos retomar esse contato mais próximo com os colegas, para além do formato virtual. Não temos a pretensão de resolver imediatamente as situações, mas, com certeza, buscamos soluções eficientes para minimizar as dificuldades da advocacia, especialmente após um ano e meio de pandemia”, destaca.

Em sua fala, a presidente da CDAP, ressalta a atuação da comissão e como as subseções são fundamentais neste processo: “A Caravana das Prerrogativas faz parte do compromisso que assumimos de uma advocacia fortalecida. Nossos encontros têm sido muito produtivos em todas as regiões. Falar sobre as ações da CDAP e a importância das prerrogativas respeitadas é essencial para que os colegas entendam que o advogado e a advogada deve ser o maior fiscal do respeito às nossas prerrogativas”, reforça.

O projeto Caravana das Prerrogativas iniciou na seccional gaúcha, idealizado pelo então presidente Claudio Lamachia (2007-2012). A iniciativa foi implantada também a nível nacional, na gestão do dirigente gaúcho no Conselho Federal (2016-2019).

Selo das Prerrogativas

Todos os presidentes das subseções saem dos encontros com o Selo das Prerrogativas. O material, para ser fixado em locais onde há o respeito às prerrogativas da advocacia, possui um QR CODE que dá acesso direto aos serviços da CDAP. “O Selo facilita o contato dos colegas com a comissão e garante maior agilidade no atendimento. Além disso, tem o efeito visual para fortalecer o exercício pleno da advocacia”, assegura.

A CDAP conta com plantão de atendimento 24 horas por WhatsApp, telefone e por e-mail. Além disso, requerimentos de serviços da Comissão podem ser enviados virtualmente, pelo Portal da Advocacia.

Próximas edições

Ainda em setembro a Caravana das Prerrogativas passará pelas Regiões da Serra e do Litoral.

03/09/2021 19:14

Compliance na Jurisprudência Trabalhista será tema de próxima live da CECOM

03.09.2021

Atenção: Publicado o Edital de homologação das inscrições para atuação na advocacia dativa e liberada solicitação de pagamento administrativo