Home / Noticias / 12.05.2015 19:15

Casa de Mediação da OAB/RS realiza palestra na Unisinos

12/05/2015 19:15

O objetivo do seminário foi transmitir informações sobre a mediação, bem como a experiência do pioneiro projeto da Ordem gaúcha para professores, operadores do direito e estudantes da universidade.

O presidente da Comissão de Mediação e Práticas Restaurativas (CEMPR), Ricardo Dornelles, a convite do professor do Programa de Pós-Graduação em Direito da Universidade do Vale do Sinos (Unisinos), José Luiz Bolzan de Morais, realizou palestra no dia 30 de março de 2015, na sede da universidade. Acompanhado dos membros da CEMPR Josiane Rigon e Juliano Alves Lopes, Dornelles apresentou os trabalhos desenvolvidos na Casa de Mediação da OAB/RS e falou sobre práticas de mediação de conflitos.

Entre os temas debatidos, foi reforçada a importância da mudança de postura dos operadores do direito para que se desenvolva uma cultura colaborativa da advocacia, especialmente através do uso da mediação. Tal transformação revela o surgimento de um novo mercado de trabalho para o jovem advogado que, independente de sua atuação direta como mediador ou como advogado na mediação, deverá preparar-se para os desafios dessa nova realidade.

Além disso, foram abordadas as perspectivas sobre a inclusão da mediação de conflitos no novo Código de Processo Civil (CPC), salientando consequências práticas para o dia-a-dia do advogado. Frisando, inclusive, que o objetivo primordial da institucionalização do método de resolução de conflitos é o fomento aos métodos autocompositivos. Tendo em vista o surgimento de uma cultura social baseada no diálogo a qual quebra paradigmas e viabiliza outras formas de acesso à justiça.

Sobre a Casa de Mediação

Pioneira no Brasil, a Casa de Mediação foi criada pela seccional da OAB-RS contando com o apoio do Ministério da Justiça. Dentre outros serviços, está a prestação do serviço da mediação à comunidade em situação de vulnerabilidade socioeconômica, bem como a realização de cursos para capacitação de mediadores. Diante disso, preocupa-se claramente com a atuação dos advogados (as) nesse cenário social que denota um olhar mais humanitário desses profissionais, ampliando o acesso à Justiça, para além do Poder Judiciário.  Ela está localizada no Centro de Porto Alegre (Rua dos Andradas, nº 1261 – 9º andar). Mais informações através do telefone (51) 3232-5771 ou pelo e-mail [email protected].

12/05/2015 19:15

Casa de Mediação da OAB/RS recebe visita de estudantes de Direito da FAPAS de Santa Maria

20.05.2015

Lamachia será agraciado com Grã-Cruz da Ordem do Mérito do Ministério Público