Casa de Mediação da OAB/RS recebe visita de estudantes de Direito da FAPAS de Santa Maria
12/05/2015 19:07
O objetivo do encontro foi apresentar as dependências da Casa, explicar sobre seu funcionamento, bem como informar sobre o instituto da mediação.
O presidente da Comissão Especial de Mediação e Práticas Restaurativas (CEMPR), Ricardo Dornelles, juntamente com os demais membros da Comissão, os advogados Carlos Allegretti, Josiane Rigon e Juliano Lopes, recebeu, na manhã de quarta-feira (06), as professoras Aline Casagrande e Manuela Pereira Savio juntamente de seus alunos do curso de Direito da Faculdade Palotina de Santa Maria (FAPAS).
Dornelles ministrou uma palestra para os visitantes a fim de transmitir a experiência da Casa de Mediação (CM) da OAB/RS e contextualizar a mediação no âmbito social, enfatizando a importância da seccional no projeto pioneiro no Brasil. Além de destacar a prática diária da mediação no atendimento da população gaúcha e a formação sólida de Mediadores para o mercado de trabalho.
Após a visitar à seccional e perceber que a mediação como política pública se concretiza a partir da função social da estrutura, as professoras demonstraram interesse em instalar, na subseção de Santa Maria, uma Casa de Mediação.
Esse interesse advém da constatação de que as experiências da CM inspiram melhores práticas e ampliam o conceito de acesso à justiça estimulando o efetivo exercício da cidadania. As providências para a implementação da CM já começaram a ser tomadas. Por isso, cabe considerar que a difusão dessas práticas em todas as Seccionais do Brasil se faz necessária tendo em vista considerável e evidente merecimento.
Sobre a Casa de Mediação
Pioneira no Brasil, a Casa de Mediação foi criada pela seccional com o apoio do Ministério da Justiça, e oferece atendimento para mediação de conflitos junto à comunidade, cursos para capacitação de mediadores, entre outros serviços. Ela está localizada no Centro de Porto Alegre (Rua dos Andradas, nº 1261 – 9º andar). Mais informações através do telefone (51) 3232-5771 ou pelo e-mail casademediacao@oabrs.org.br.
12/05/2015 19:07