Home / Noticias / 11.09.2020 23:18

Celebração virtual: ESA/RS forma 5ª Turma do Projeto Pescar da Comunidade Jurídico-Trabalhista

11/09/2020 23:18

“Acompanhar vocês, vivenciando esta etapa é motivo de alegria e orgulho para a nossa Escola Superior da Advocacia. Cada um de vocês nos enseja um olhar diferenciado para o mundo e nos mostra a importância de buscarmos ser pessoas cada vez melhores. Vocês são vencedores”, disse a diretora-geral da ESA/RS, Rosângela Herzer dos Santos, aos formandos no momento de abertura da cerimônia de formatura da 5ª Turma do Projeto Pescar. Em uma noite emocionante, vivida na sexta-feira (11). A ESA/RS realizou a formatura da 5ª Turma do Projeto Pescar da Comunidade Jurídico-Trabalhista. Estiveram presentes as autoridades das instituições que compõem a comunidade Jurídico-Trabalhista, os voluntários do projeto e  osfamiliares dos formandos.

Cerimônia virtual

A comemoração foi um marco na história de eventos da ESA/RS e do Projeto Pescar, que contemplou este fechamento de ciclo dos 14 formandos do Projeto. Emocionados, os alunos receberam seu diploma pelas mãos de familiares, que estiveram com eles no momento da entrega.

Os jovens apresentaram, em vídeos gravados de suas casas, uma forma de retratar a profissão que desejam seguir em seu futuro.

A paraninfa da turma, Michelle Quarti, aconselhou os jovens: “O sucesso é o acúmulo de pequenos esforços feitos todos os dias, não se esqueçam disso. Tenho certeza de que cada um de vocês têm tudo que é necessário para vencer”.

A diretora-geral da ESA/RS, Rosângela Herzer dos Santos, parabenizou os jovens do Projeto: “Quero parabenizar todos e todas por terem tornado possível a formatura desses jovens, a continuidade da formação e do aprendizado teve todo o apoio de nossa Escola, pois valorizamos essas bases sólidas. Tenho a convicção de que seguirão para novos e brilhantes caminhos, com a certeza de que foram capacitados para tais desafios”, aferiu..

A Corregedora-Geral da OAB/RS, Maria Helena Camargo Dornelles, destacou: “Fico muito feliz com a turma que está se formando, essa é uma turma excelente, e todos já estão iluminados, cada um tem sua estrela para seguir na escolha da vida profissional. Mas nunca se esqueçam de que a parte humana de cada um de nós, o amor de cada um, é essencial em nossas vidas”.

O Presidente Voluntário da Fundação Projeto Pescar, Paulo Centeno, ressaltou a alegria de  participar deste momento da formatura em nome da fundação: “É com muita alegria que certificamos mais uma turma, dentre as tantas que formamos e fizeram parte do Projeto. Neste ano, atendemos 1760 jovens através de 74 unidades, número que se soma aos mais de 33mil atendidos até o final de 2019. Nos nossos 44 anos de existência estamos presentes em dezenas de municípios, em vários estados da federação, para além das unidades do exterior. Por outro lado, todos estes números não seriam alcançados sem termos o privilégio de poder contar com importantes parcerias, como as das instituições aqui representadas, que permitem contribuir com o desenvolvimento destes jovens”.

O Diretor-Tesoureiro da Caixa de Assistência dos Advogados do Rio Grande do Sul, Gustavo Juchem, saldou os formandos do Projeto: “Com alegria, testemunhamos a trajetória dos formandos, desde seu início, até esta etapa importante da formação. Vocês, queridos formandos, são vencedores, pois se propuseram a atingir um objetivo, se dedicaram, se esforçaram e atingiram a sua meta.

“Gostaria de que vocês se lembrassem sempre deste momento, jovens formandos, ele é uma vitória, pois é uma vitória individual. Lembrem-se desta vitória nos momentos difíceis e da palavra opção, pois, ao longo de nossa vida, precisamos de muitas opções, e foram opções que nos possibilitaram estarmos vivendo este momento”, ressaltou a representante do Ministério Público do Trabalho no Rio Grande Do Sul, Procuradora do Trabalho Marlise Souza Fontoura.

Ainda, a Presidente do Tribunal Regional do Trabalho da 4ªregião, desembargadora Carmen Izabel Centena Gonzalez, aconselhou a turma: “Tenham muito amor pelo trabalho e pelo estudo, especialmente pelo estudo, com ele vocês poderão enfrentar desafios, alcançar objetivos e alcançar o mundo. Desejo muito sucesso nessa nova etapa, e sejam muito felizes”.

A educadora social do Projeto, Valéria Neutzling, disse que foi um ano difícil que pegou todos de surpresa, pois o planejamento para a turma estava pronto, até que as aulas mudaram para o virtual. “Com muita união, conseguimos nos fortalecer e continuar, agradecemos profundamente a cada um que aqui se encontra, pois representa um ideal. Ainda temos coisas maravilhosas para serem construídas, e este ano também nos permitiu isso. A tecnologia acabou auxiliando muito e nos aproximando em um momento muito complicado, pois estávamos longe uns dos outros. Acreditem que vocês podem alcançar todos os seus sonhos, não tendo pressa na caminhada, apreciem cada etapa, estudem e sempre aprendam muito”.

Os voluntários que participaram, ao longo do ano, do projeto também gravaram um vídeo em homenagem aos formandos, parabenizando e incentivando o seguimento de sua jornada profissional.

O evento foi encerrado com uma apresentação musical dos cantores Angie (na voz) e Daniel (na voz e violão).

Texto: Niége Moreira
Imagem: Divulgação.
Assessoria de Comunicação OAB/RS
(51) 3287.1867/1821

11/09/2020 23:18

Setembro Amarelo: Você sabe o que é o Transtorno de Bipolaridade?

11.09.2020

NOTA PÚBLICA