Home / Noticias / 13.02.2009 12:27

13/02/2009 12:27

Foto: Liziane Lima - OAB/RS
Cléa Carpi da Rocha

O Congresso Nacional marcou para 5 de março a celebração no Senado Federal das comemorações do Dia Internacional da Mulher - comemorado oficialmente em 8 de março -, quando será entregue o Prêmio Bertha Lutz à secretária-geral do Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) e conselheira federal da OAB/RS, Cléa Carpi da Rocha. A premiação será concedida a cinco personalidades femininas que prestaram relevante serviço na garantia dos direitos femininos e em questões de gênero em 2008.

Além da diretora da OAB Nacional, serão agraciadas a embaixadora da Boa Vontade pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco), Lily Marinho; a juíza maranhense Sônia Maria Amaral Fernandes Ribeiro; a jornalista, atriz e poeta Elisa Lucinda Campos Gomes; e a assistente social Neide Viana Castanha, que coordena o Comitê Nacional de Enfrentamento da Violência Sexual Contra Crianças e Adolescentes.

Instituído em 2001 pela Mesa do Senado, o Conselho do Diploma Mulher-Cidadã Bertha Lutz elege anualmente cinco mulheres que tenham se destacado em atividades de defesa dos direitos e valorização da mulher. Em 2008, foram 55 as indicações. Bertha Maria Júlia Lutz, que dá nome ao prêmio, nasceu em São Paulo em 2 de agosto de 1894 e liderou a luta pelos direitos políticos das mulheres brasileiras, tendo sido responsável pela aprovação da legislação que garantiu os direitos políticos ao segmento feminino, entre os quais o de votar e o de ser votado.

A presidente do Conselho, senadora Serys Slhessarenko (PT-MT), informou que os currículos de 55 indicadas foram enviados aos senadores do conselho para que selecionassem cinco. A senadora ressaltou que foi difícil fazer a seleção porque todas as mulheres indicadas são "grandes nomes", que desempenham importante papel social no país.

O conselho também homenageará in memoriam a ex-primeira dama e antropóloga, Ruth Cardoso, que morreu em 24 de junho de 2008. Dona Ruth - como era mais conhecida - criou o Conselho da Comunidade Solidária, programa que visava a alfabetização, capacitação e produção de artesanato solidário.

Fonte: CFOAB

13/02/2009 12:27

Consulta cadastral no site da OAB/RS volta a funcionar

13.02.2009