Home / Noticias / 03.07.2020 14:28

CMA vai debater “Fashion Law e os aspectos jurídicos do empreendedorismo feminino da moda”

03/07/2020 14:28

https://bit.ly/2VK8EX9
Arte: Rafael Martins - OAB/RS

No dia 10 de julho, a partir das 9h, a Comissão da Mulher Advogada (CMA), através do seu Grupo de Trabalho (GT) Fashion Law, promoverá o evento online: “Fashion Law e os aspectos jurídicos do empreendedorismo feminino da moda”. O webinar pretende dar voz e visibilidade às mulheres empreendedoras, além de apresentar recursos que podem auxiliá-las no desempenho das suas atividades, com a exposição de profissionais de diversas áreas do direito.

Para se inscrever, clique aqui.

A presidente da CMA, Claudia Sobreiro, aborda o crescimento da indústria da moda no país e o grande número de mulheres que trabalham na área: “Dando ênfase para o Brasil, somos um dos únicos países que possui uma cadeia produtiva completa, desde a produção da matéria-prima (algodão), até o consumidor final e, posterior, descarte, fazendo com que surjam inúmeros regramentos comerciais, trabalhistas, fiscais, direito à marca, dentre outros, com hipóteses e conflitos que se originam dentro deste ramo de mercado. O evento terá debates ricos em perspectiva  jurídica e empreendedora, além de abordar cases de sucesso”, ressalta.

A coordenadora do GT Fashion Law da CMA, Thaielly da Silva José, explica que as mulheres representam boa parcela dos empreendedores e a indústria da moda corresponde à grande parte desses negócios: “Na pandemia, muitas empresas da indústria da moda estão fechadas, por não se enquadrarem como serviços essenciais. Sabemos que 85% da mão de obra da indústria da moda é feminina, dessa maneira queremos de alguma forma auxiliar essas mulheres. O evento vai abordar o empreendedorismo na área da beleza, o empreendedorismo materno, questões tributárias e a gestão de marcas e comunicação na moda”, reforça.

GT Fashion Law

Fashion Law ou Direito da Moda é um ramo mercadológico de atuação que busca apresentar soluções jurídicas para toda a cadeia produtiva da moda, desde a produção da matéria-prima até o pós-consumo. O advogado ou a advogada que atua nessa área tem como diferencial, além do conhecimento jurídico, o conhecimento de mercado.

No Brasil, os primeiros debates sobre o tema surgiram em 2011. Em 2014, foi criada a primeira Comissão de Estudos em Direito em Moda no Brasil, na OAB/SP.

O GT Fashion Law da CMA é o primeiro a desenvolver estudos e pesquisas sobre o tema no Rio Grande do Sul. O grupo tem o objetivo de apresentar o direito da moda como mais um nicho de atuação para os colegas. Conforme a presidente da CMA destaca, o Direito da Moda não é um novo direito: “O Fashion Law dialoga com diversas áreas do direito já existentes, como o Direito Civil, Direito Empresarial, Direito do Trabalho, Direito Tributário, Direito de Marcas, entre outros, mas é aplicado de forma especializada às especificidades do mercado da moda”, afirma.

03/07/2020 14:28



Notícia anterior

II Colégio de Presidentes da CESS tem alta participação da advocacia previdenciarista gaúcha

03.07.2020
Próxima notícia

Pedidos de agendamento de advogados devem ser respondidos em até 24h, afirma Corregedoria do TRF4

03.07.2020

Principais notícias

Ver todas