Home / Noticias / 27.08.2010 14:20

CNBB promove seminário sobre “Reforma do Estado com participação democrática” na sede da OAB/RS

27/08/2010 14:20

Evento acontece, nesta quarta-feira (1º), das 14h às 17h, no auditório Guilherme Schultz Filho (Rua Washington Luiz, 1110 – 2º andar).

A CNBB Regional Sul, por meio da sua Comissão de Justiça e Paz, em parceria com a Ordem gaúcha, promove o seminário “Por uma Reforma do Estado com Participação Democrática”. O evento será realizado, nesta quarta-feira (1º), das 14h às 17h, no auditório Guilherme Schultz Filho, no 2º andar da sede da OAB/RS (Rua Washington Luiz, 1110).

Conduzirão os trabalhos o presidente da seccional, Claudio Lamachia; o arcebispo de Porto Alegre, Dom Dadeus Grings; o secretário-executivo da Comissão Brasileira Justiça e Paz (CBJP), Daniel Seidel; o ministro aposentado do Supremo Tribunal Federal (STF), José Néri da Silveira; o bispo diocesano do Rio Grande do Sul e o presidente do Regional Sul 3 da CNBB, Dom José Mário Stroeher.

Na ocasião, também será empossada oficialmente a Comissão Regional de Justiça e Paz. Além disso, a exemplo das manifestações pelas Diretas Já, pela Anistia, pela promulgação da Constituição de 1988, pelo Estatuto da Criança e do Adolescente, pelo Estatuto do Idoso, em defesa do sistema ecológico, e mais recentemente, pela Lei da Ficha Limpa, a comissão fará um manifesto pela participação consciente e responsável no processo eleitoral 2010.

Segundo Daniel Seidel, a participação é a resposta política e ética da sociedade, e o voto livre e consciente é o primeiro passo: “Depende de cada brasileiro para que a árvore da justiça social e da paz produza bons frutos, dando continuidade ao exercício da cidadania”.

Para Lamachia, os brasileiros têm uma oportunidade única neste ano eleitoral de realizar mudanças na política ao votarem em candidatos Ficha Limpa. “Voto não tem preço, tem consequência. Por isso, esse debate da CNBB é necessário para que democracia seja aperfeiçoada através da participação dos cidadãos”, afirmou.

Mais informações sobre o evento pelo e-mail [email protected].

Da redação do Jornal da Ordem com informações da Assessoria de Imprensa da CNBB Regional Sul

27/08/2010 14:20

Ordem gaúcha promove audiência pública sobre crise na saúde nesta quinta-feira (02)

27.08.2010