Home / Noticias / 18.10.2017 10:44

Comissão de Relações Internacionais recebe visita do secretário estadual Márcio Biolchi

18/10/2017 10:44

A reunião desta terça-feira (17) da Comissão Especial de Relações Internacionais e Integração do Mercosul (Cerim) da OAB/RS teve a participação do secretário estadual de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia, Márcio Biolchi. Ele veio apresentar aos integrantes da comissão as políticas de desenvolvimento para o Rio Grande do Sul, com desafios e oportunidades, incluindo o mercado internacional. “É importante esta aproximação com a Ordem. Fiquei surpreso com o trabalho realizado pela comissão. O governo estadual poderá ampliar os contatos com a OAB/RS a partir da Cerim”, comentou Biolchi.

O presidente da Cerim, Rodrigo Bueno Prestes da Silva; a vice-presidente, Kalin Cogo Rodrigues e os demais integrantes presentes ao evento tiveram uma explanação que posicionou o Rio Grande do Sul a partir de suas virtudes econômicas e, ao mesmo tempo, quais os caminhos devem ser seguidos para o futuro. “Queremos seguir fomentando o ambiente de inovação. Temos parques tecnológicos, polos tecnológicos e incubadoras estabelecidas em diferentes regiões. Ao mesmo tempo, precisamos incentivar indústrias que absorvam mão-de-obra. São dois olhares”, comentou Biolchi. “O papel do Direito é fundamental, pois queremos trazer investidores para cá, e, quando vamos explicar o sistema tributário, por exemplo, sabemos o quão complicado é. Nessa hora, o trabalho jurídico é decisivo para resolver gargalos”, citou Biolchi.

Na oportunidade, o presidente do Cerim convidou o secretário para prestigiar atividades da comissão em outras regiões. Nas próximas semanas, será realizado um encontro no município de Rio Grande, na zona sul, em razão das questões aduaneiras e de temáticas regionais, e o governo do Estado será convidado a acompanhar as atividades. “É importante ter essa contribuição”, destacou Rodrigo Bueno Prestes da Silva. A data do evento está sendo definida.

Convidados especiais

A reunião do Cerim também contou com outras três presenças especiais. O vice-presidente da Associação dos Dirigentes de Marketing e Vendas do Brasil (ADVB/RS) e CEO do Prêmio Exportação RS, Paulo Tigre, veio ampliar os laços institucionais. Dentro da perspectiva da troca de informações e aproximação de entidades, ele acredita ser importante estreitar relacionamentos com a OAB/RS. “Temos um olhar especial para as exportações como alternativa para o desenvolvimento econômico do Brasil. Sabemos que nem sempre é fácil exportar. Ter a OAB/RS como parceira pode trazer um ganho para todos”, comentou.

Outra convidada do encontro na sede da OAB/RS foi a assistente legislativa do Senado Estadual de Indiana, nos Estados Unidos, Niki Da Silva. Como Rio Grande do Sul e Indiana são estados-irmãos, a jornalista veio em busca de informações e também de levar oportunidades para os americanos no sul do Brasil. O objetivo é o de encurtar caminhos entre o Rio Grande do Sul e os Estados Unidos. Ainda marcou presença na reunião a embaixadora Leda Lúcia Camargo.

18/10/2017 10:44

Cine ESA exibe O Zoológico de Varsóvia nesta sexta-feira (20)

18.10.2017

III Regional Sul - Competição Nacional de Arbitragem e Mediação Empresarial (CAMARB) ocorre na próxima sexta (20) e sábado (21)