Home / Noticias / 03.09.2014 21:01

Comissão do Idoso reúne-se com presidente do TRT4 para debater audiência pública

03/09/2014 21:01

Na ocasião foi abordado o evento que será realizado em 1º de outubro, às 17h, na sede da Ordem Gaúcha, que debaterá a efetividade da tramitação preferencial de processos judiciais, no Rio Grande do Sul, nos quais seja parte ou interveniente a pessoa idosa.

Na tarde desta quarta-feira (03), a secretária-geral adjunta da OAB/RS, Maria Cristina Carrion Vidal de Oliveira, juntamente com o presidente e a vice-presidente da Comissão do Idoso (CEI), conselheiro seccional Cristiano Lisboa Martins e Olga Helena Medeiros, reuniram-se com a presidente do TRT4, desembargadora Cleusa Regina Halfen.

Na ocasião, a magistrada foi convidada a participar da audiência pública que será realizada pela Comissão, em 1º de outubro, às 17h, na sede da Ordem Gaúcha. A principal pauta do encontro é “a efetividade da tramitação preferencial de processos judiciais, no Rio Grande do Sul, nos quais seja parte ou interveniente a pessoa idosa”.

Martins ressaltou a importância de debater a efetividade deste direito dos idosos. “É um tema da cidadania, pois a população brasileira está envelhecendo, e cada vez mais procura os seus direitos. Por esses motivos, pretendemos reunir representantes do TJRS, TRT4, TRF4, MP, Defensoria Pública e demais instituições da área jurídica e do idoso para debater alternativas, além de analisar dados estatísticos”, afirmou.

O conselheiro seccional ainda acrescentou que em 2013, cerca de 10% dos habitantes brasileiros eram idosos. “Em 30 anos, esse percentual deve subir para 27%. Diante deste cenário, é papel da OAB/RS debater e incentivar projetos que resguardem os direitos dos idosos”, salientou.

João Henrique Willrich
Jornalista – MTB 16.715