Home / Noticias / 29.09.2009 17:09

Comunicação Não-Violenta é tema de painel na próxima sexta-feira (02)

29/09/2009 17:09

Evento é promovido pela Ordem gaúcha, por meio da Comissão Especial de Mediação e Práticas Restaurativas, e pela Escola Superior de Advocacia.

A Ordem gaúcha, por meio da Comissão Especial de Mediação e Práticas Restaurativas (CEMPR), e a Escola Superior de Advocacia promovem, na sexta-feira (02),  o painel: “Comunicação Não-Violenta”.

O evento será realizado das das 09h às 12h e das 13h30min às 18h, no auditório da ESA, na nova sede da OAB/RS (Rua Washington Luiz, 1110 – 7º andar).

A palestra do dia 02 terá, mais uma vez, Dominic Barter como palestrante. O inglês atua, pesquisa e trabalha na área de relações humanas, na qual ensina e desenvolve aplicações de Comunicação Não-Violenta e Práticas Restaurativas. Presta consultoria para governos, comunidades, escolas, sistemas de justiça, empresas e movimentos sociais em diversos países. Desde 2004, capacita para os projetos de Justiça Restaurativa do Rio Grande do Sul e de São Paulo. Em 2008 foi palestrante principal na Conferência Internacional de Práticas Restaurativas em Toronto, Canadá. É coordenador de projetos em Justiça Restaurativa e para países de Lingua Portuguesa para o Centro internacional de Comunicação Não-Violenta e fundou a rede CNVBrasil. Nascido na Inglaterra, atualmente mora no Brasil com sua filha.

“A solução de conflitos começa quando são eliminados da linguagem julgamentos e acusações”, afirma Barter.

Considerando o momento atual de transição pelo qual passa a humanidade, bem como as novas necessidades (demandas) dele advindas, a OAB/RS acredita que – em atendimento à sua função social – precisa colaborar na qualificação profissional de seus associados, utilizando uma ferramenta de comunicação não violenta com enfoque teórico e vivencial sobre a abordagem.

Coordenado pelo presidente da comissão, Ricardo Dornelles define a necessidade de buscar novos paradigmas na prevenção da violência em todos os níveis. “Trata-se de uma abordagem em que são abolidos pré-julgamentos, medos, acusações, coerção ou ameaças”, ressalta.

O curso tem como objetivo proporcionar espaços de trabalho em rede e informação qualificada sobre a Comunicação Não-Violenta (CNV) e capacitar  os operadores do Direito a se comunicarem com clareza, precisão e consideração em contextos voltados a processos em geral, em busca de uma nova cultura de paz.

Inscrições

O investimento é de R$ 50,00, para advogados. Estudantes e estagiários e advogados com até 5 anos de inscrição :R$ 35,00. Para os demais interessados o valor é de R$ 60,00.
Para mais informações ligue para (51) 3287.1800 ou 3287.1831. Ou então contate por e-mail [email protected].

Confira o conteúdo programático

1. Distinguindo o outro da nossa reação ao outro

2. O uso e mal-uso de sentimentos na comunicação

3. O que nos guia na mediação informal?

4. Necessidades e o fluxo de sentido

29/09/2009 17:09

Coordenador das subseções visita Cachoeirinha

29.09.2009