Home / Noticias / 31.07.2009 04:50

Confraternização marca visita da OAB/RS em Três Passos

31/07/2009 04:50

Foto: Juliana Jeziorny - OAB/RS

No município foi entregue aos ex-presidentes a Medalha Leonardo Macedônia.

Após visitar Giruá e Três de Maio nesta quinta-feira (30), o presidente da OAB/RS, Claudio Lamachia, esteve em Três Passos, onde foi recebido pelo presidente da subseção, José Bueno Trindade. A visita faz parte do processo de interiorização da Ordem gaúcha iniciado já em 2007, primeiro ano da atual gestão. Também estavam presentes o conselheiro federal Renato Figueira, e o conselheiro secccional e coordenador das subseções, Luiz Eduardo Amaro Pellizzer.

Na ocasião, Lamachia e Trindade fizeram a entrega da Medalha Leonardo Macedônia aos ex-presidentes da OAB local. A homenagem foi criada em 2008 pela atual gestão da seccional para valorizar a atuação da Ordem no interior do estado. Leonardo Macedônia foi o primeiro presidente da entidade.

Foram homenageados: Benjamin da Silva Osório (in memoriam), Jandyr Severgnini (in memoriam), José Bueno Trindade, Egon Júlio Goelzer, Ernesto Rodrigues Sobrinho e Marcelo Cardoso Trindade.

“A subseção está orgulhosa e os agraciados estão plenamente acarinhados com essa homenagem”, afirmou o presidente da subseção de Três Passos.

Lamachia agradeceu a todos, lembrando que “só estamos aqui hoje, porque vocês fizeram e fazem parte da história da OAB para sempre”.

O dirigente da Ordem gaúcha salientou algumas das conquistas recentes da entidade e de toda a advocacia, como a compra e a inauguração da nova sede da seccional, “edifício que representa e materializa o esforço de cada um dos advogados do Rio Grande do Sul”.

Com a aquisição do prédio, a OAB/RS deixa de gastar mensalmente R$ 70 mil em aluguel, dinheiro que está sendo investido no interior, na qualificação das 260 salas da Ordem nos foros e na construção de sedes próprias para as subseções.

“Até o final deste ano, vamos inaugurar 14 sedes de subseções que estão em fase final de construção”, destacou Lamachia.

O presidente da OAB/RS destacou, ainda, a aprovação da lei que torna invioláveis os escritórios de advocacia e da Súmula 14 do STF, além da luta pela aprovação dos PLs de interesse da advocacia que tramitam no Congresso, dentre eles o das férias forenses e o que veda a compensação de honorários.

Finalizando, o dirigente da Ordem gaúcha enfatizou a luta contra a extinção de Varas da Justiça do Trabalho no estado. “Precisamos dos esforços de todos para que possamos ampliar a prestação jurisdicional, investindo mais nas varas e não deixando que elas sejam extintas”, afirmou Lamachia.

Estiveram presentes também: o vice-presidente da subseção, Albino Furini e a tesoureira Elisete Trautenmüller Kerber, além de advogados das cidades de Tenente Portela, Crissiumal e entre outras da região.

31/07/2009 04:50

Ordem gaúcha prestigia comemorações dos 103 anos de Mário Quintana

30.07.2009

OAB/RS realiza audiência pública, nesta sexta-feira (31), para tratar do remanejamento de Varas do Trabalho no estado