Home / Noticias / 26.03.2014 09:37

Conquista da OAB no CNJ sobre cessão das Salas dos Advogados qualificará serviço prestado

26/03/2014 09:37

No RS, são 270 salas totalmente equipadas, proporcionando o retorno direto das anuidades pagas pelos advogados. “A natureza da Ordem é de uma entidade sui generis, que não recebe recursos públicos”, explicou Cabanellos Schuh.

Recentemente, a OAB obteve êxito em pleito junto ao CNJ: as Salas dos Advogados na Justiça continuarão cedidas à Ordem. A decisão favorável foi no Pedido de Providências 0000187-81.2013.2.00.0000, que tratou da cessão de uso de salas nos órgãos do Poder Judiciário para uso permanente dos advogados.

Para o diretor-tesoureiro da OAB/RS, Luiz Henrique Cabanellos Schuh, a iniciativa reafirma a indispensabilidade do espaço da entidade nos Foros e Tribunais de todo o País. “Somente no Rio Grande do Sul, são 270 salas de serviços da OAB, totalmente equipadas, proporcionando o retorno direto das anuidades pagas pelos advogados. A natureza da Ordem, nunca é demais ressaltar, é de uma entidade sui generis, que não recebe recursos públicos, diferentemente dos demais conselhos de classe”, explicou.

Cabanellos Schuh destacou que a medida do CNJ traz uma maior tranquilidade para a Ordem, permitindo a ampliação e qualificação dos serviços que já são prestados em todas as salas da OAB. “Nosso compromisso é de mantermos os investimentos na modernização das estruturas físicas e dos equipamentos que são disponibilizados a todos os advogados e advogadas do nosso Estado”, assegurou.

O diretor-tesoureiro da Ordem gaúcha lembrou que as Salas dos Advogados oferecem computadores, impressoras, copiadoras, pequena biblioteca, entre outros serviços. Além disso, funcionários da OAB estão à disposição nos locais para auxiliar os profissionais e facilitar o exercício de suas atividades.

“A gestão financeira transparente implementada na OAB/RS, a partir de janeiro de 2007, permitiu, primeiro, a recuperação administrativa e financeira da Entidade, e em seguida, a retomada dos investimentos na modernização e qualificação dos espaços de forma constante. O processo de renovação e troca de equipamentos é permanente. As anuidades, pagas por todos os inscritos na seccional, na prática, retornam na forma de serviços, estruturas, equipamentos, convênios e benefícios. As salas da OAB em todo o Estado são estruturas fundamentais para que a advocacia exerça o seu relevante mister. Por isso, continuarão sendo foco de investimentos da OAB/RS”, frisou Cabanellos Schuh.

Rodney Silva
Jornalista – MTB 14.759

26/03/2014 09:37

Solução de Conflitos: palestrantes debatem panorama da mediação no país e a sua aplicação