Home / Noticias / 30.04.2021 18:16

Conselho Pleno avalia reabertura dos fóruns e impactos para a advocacia com ataque virtual ao Tribunal de Justiça

30/04/2021 18:16

https://bit.ly/336iuFY

O Conselho Pleno da OAB/RS realizou, na tarde desta sexta-feira (30), mais uma sessão ordinária. Ainda no formato virtual, a reunião foi conduzida pelo presidente da OAB/RS, Ricardo Breier. Um dos principais temas do encontro foi o da situação do Poder Judiciário no Estado e os reflexos na vida da advocacia e da cidadania. “Nossos conselheiros seccionais são fundamentais para que possamos amadurecer ideias para solucionar problemas da advocacia.

Tivemos uma semana bastante intensa, e poder ouvir os conselheiros é decisivo para que a diretoria possa atuar e adotar suas posições”, salientou Breier.

No começo desta semana, a OAB/RS promoveu uma mobilização virtual, reunindo cerca de dois mil advogados e pedindo a reabertura dos fóruns e a retomada dos prazos processuais. O ato foi elogiado por muitos conselheiros e reverberou dentro e fora do Rio Grande do Sul. “Levamos até o Conselho Nacional de Justiça (CNJ) a situação grave, envolvendo os processos físicos parados. Tivemos uma grande adesão de conselheiros seccionais, conselheiros federais, presidentes e dirigentes de subseções. O Sistema OAB mostrou sua força e capacidade de união’, avaliou Breier.

O ataque virtual sofrido pelo Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul, no meio desta semana, também foi pauta da sessão do Conselho Pleno. O conselheiro seccional e presidente da Comissão de Direito da Tecnologia e Inovação da OAB/RS, Felipe Mallmann, destacou a importância de os conselheiros seccionais difundirem a informação correta, combatendo Fake News sobre o assunto.

“Ainda não se sabe efetivamente a profundidade do dano. Tudo indica que os maiores problemas foram nas estações de trabalho dos servidores do Judiciário. Mas, vendo que o eproc estava no ar, começa a ficar mais clara a situação”, salientou.”

NOVA COMISSÃO

Os conselheiros seccionais aprovaram a proposta de Criação da Comissão Especial de Infraestrutura, Parcerias Público-Privadas, Concessões, Licitações e Desestatização. O relatório foi apresentado pela conselheira seccional e secretária-geral adjunta da OAB/RS, Fabiana da Cunha Barth. Ela analisou todos os procedimentos regimentais e se posicionou favoravelmente à criação da comissão. A proposta foi aprovada por unanimidade pelo Conselho Pleno. O presidente da comissão deverá ser o advogado e professor Rafael Da Cás Maffini.

Durante a sessão, os conselheiros seccionais foram informados sobre a campanha de vacinação contra o H1N1. O presidente da Caixa de Assistência dos Advogados do Rio Grande do Sul (CAARS), Pedro Alfonsin, destacou que a meta é a de vacinar 25 mil advogados e advogadas contra a gripe.

30/04/2021 18:16



Notícia anterior

XLI Ciclo de Estudos de Direito Bancário terá três dias de evento com debates sobre temas atuais para advocacia da área

30.04.2021
Próxima notícia

Ministério Público Federal do RS suspende atividades presenciais até 14 de maio

30.04.2021

Principais notícias

Ver todas