Home / Noticias / 20.04.2021 16:30

Curso de Capacitação voltado para pesquisa acadêmica é promovido pela ESA/RS

20/04/2021 16:30

https://bit.ly/3tF6h6M

Pensando em um novo aperfeiçoamento para a comunidade acadêmica em geral, a Escola Superior de Advocacia da OAB/RS (ESA/RS) se une mais uma vez a Terceiro Andar para ofertar nos dias 11, 18 e 25 de maio o Curso Online de Capacitação “Pesquisa Acadêmica para Todos”.

A qualificação é voltada para todas as pessoas que tenham interesse em desenvolver habilidades para a escrita acadêmica com o objetivo de aperfeiçoar as técnicas de escrita mais científicas destinada à publicação em livros, revistas, blogs ou sites de opinião, partindo da teoria até a aplicação de ferramentas e técnicas de pesquisa, desde a organização da pesquisa, até a escrita acadêmica.

Ao todo, haverá 3 encontros, das 19h às 21h, no formato on-line, com transmissão ao vivo pelo Portal do Aluno da ESA/RS, onde, ao final do curso, será proposto um edital para a escrita de um artigo científico a ser publicado no formato de livro eletrônico, em agosto deste ano. Clique aqui para se inscrever.

Os temas serão ministrados pelas professoras Fernanda Martins, que é Diretora Acadêmica da Terceiro Andar, graduada em Direito, História, Mestre em Teoria, Filosofia e História do Direito e Doutora em Ciências Criminais, além de ser organizadora da coleção “Estudos feministas por um direito menos machista” (Vols. I, II, III, IV e V); e Renata Guadagnin, que é pesquisadora em Direitos Humanos e Violência no Programa de Pós-Graduação em Ciências Criminais da PUCRS, Doutora em Filosofia pela PUCRS com estágio doutoral na Faculdade de Direito da Universidade de Hamburgo, Alemanha, Mestre em Criminologia pela PUCRS, além de autora de quatro livros, diversos artigos em coletâneas e periódicos e diretora de projetos internacionais da Terceiro Andar.

A diretora de cursos permanentes, Fernanda Correa Osorio, ressalta que o curso, fruto de uma parceria entre a ESA/RS e a Terceiro Andar, enfrenta um assunto de extrema importância para a advocacia, porque, além de aperfeiçoar o método científico de escrita, facilita o acessos dos/as profissionais aos programas de pós graduação e à divulgação de pesquisas e experiências práticas em revistas e periódicos através da publicação de artigos científicos. “Nos alegra atender aos pedidos de realização de um curso que poderá ser útil para a advocacia gaúcha e ao público em geral na esfera acadêmica e também para o aperfeiçoamento do exercício profissional, especialmente nas situações em que seja exigida a expressão verbal e escrita”, salienta.

Fernanda Martins destaca que a capacitação tem importância significativa para o desenvolvimento e aperfeiçoamento de habilidades, sejam aquelas que já bem administramos, sejam aquelas que precisamos lapidar um pouco mais. Fernanda, que também é organizadora, aponta, ainda, que, no contexto atual, desenvolver novas esferas de comunicação, aperfeiçoar estratégias de diálogo e ampliar os horizontes nos âmbito de formação é essencial. “A exigência de que estejamos cada vez mais aptos à produção de conhecimento de qualidade é um destaque na articulação da leitura e da escrita como técnicas de qualquer atividade profissional. Em especial, na área jurídica, estarmos capacitados para ler, interpretar e escrever com rigor nos permite entendermos a escrita científica como uma ferramenta para novas oportunidades”.

Para Renata Guadagnin, pensar a escrita acadêmica em conjunto com a advocacia significa buscarmos aprimorar a qualidade acadêmica em consonância com a experiência da advocacia e do público em geral: “É a ampliação da compreensão sobre questões relativas à pesquisa científica para estimular a produção acadêmica em conjunto com a prática jurídica. Isto é, a importância de trazermos a Escrita Acadêmica para a advocacia está em conjugar a teoria e a prática, estimulando a integração destes campos, desde os conhecimentos teóricos, até colocar em prática tais conhecimentos sobre pesquisa acadêmica”, frisa.

Inscrições

O investimento para efetuar a inscrição é de R$ 180,00 reais, valor que pode ser parcelado em até 12x pelo PagSeguro. Será fornecido um certificado pela ESA/RS e da Terceiro Andar de 6 horas-aula.

Cronograma

11 de maio – Como iniciar uma pesquisa?
Leitura, organização bibliográfica, estrutura de investigação e delineamento do “problema” investigativo. 

18 de maio – Como elaborar escrita acadêmica?
Elaboração de projeto de pesquisa e ferramentas práticas para escrita direcionada para linguagem “acadêmica” e publicação.

19 de maio – Lançamento do edital para obra coletiva.

25 de maio – Encontro de apoio para escrita do artigo científico
Encontro de discussão sobre a escrita do artigo científico a ser desenvolvido para publicação em obra coletiva (e-book).

Serviço

Curso de Aperfeiçoamento: Pesquisa Acadêmica para Todos
Data: de 11 a 25/05
Horário: das 19h às 21h
Transmissão online via plataforma Zoom
Inscrições pelo Portal do Aluno, clique aqui.

20/04/2021 16:30



Notícia anterior

CEDM debaterá constitucionalidade no regime de previdência de militares estaduais

20.04.2021
Próxima notícia

Diretoria da OAB/RS se reúne com a advocacia da subseção de Frederico Westphalen

20.04.2021

Principais notícias

Ver todas