Home / Noticias / 01.12.2021 14:10

Debate sobre raça, gênero e violência doméstica pauta evento do projeto ESA Interação

01/12/2021 14:10

https://bit.ly/3rs1JCr
image-galeria-0

No intuito de fomentar o debate acerca da violência doméstica sob a perspectiva das mulheres negras, na noite da última terça-feira (30), foi realizado o evento “OAB em debate: raça, gênero e violência doméstica”. O encontro ocorreu como parte do projeto ESA Interação e, desta vez, a Escola Superior da Advocacia da OAB/RS (ESA/RS) se reuniu com a subseção de Bagé para promover a discussão.

Durante a abertura do evento, Verônica Assunção de Lima, membro da Comissão de Igualdade Racial da OAB/RS (CIR), subseção de Bagé, proferiu agradecimentos a todos e todas presentes e salientou a importância do debate proposto. “A violência doméstica é um tema importante sobre o qual precisamos falar pois vivenciamos isso diariamente. O diálogo em torno dessa problemática deve ser contínuo, para que diminua a incidência desses crimes, para que haja o amparo efetivo da mulher”, observou Verônica.

Os diálogos da noite fizeram referência à campanha internacional “16 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra as Mulheres”, bem como às mobilizações ligadas ao Dia da Consciência Negra no Brasil, celebrado em novembro.

A presidente da Comissão da Mulher Advogada da OAB/RS (CMA), subseção de Bagé, Lélia Lemos de Quadros, também esteve presente na abertura e, em sua fala, afirmou que, com o evento, a OAB/RS avança com o seu papel social no enfrentamento à violência doméstica “O nosso projeto ‘OAB em Debate’ tem como objetivo trazer as discussões sobre gênero e raça para a sociedade e nós, enquanto advogados e advogadas, temos a responsabilidade de promover essa discussão. O nosso Código de Ética afirma que o Direito é um meio de mitigar as desigualdades e, iniciativas como esta, só tem a agregar ao trabalho”, disse Lélia.

A íntegra do evento está disponível no canal da ESA/RS no Youtube.

01/12/2021 14:10



Notícia anterior

Vencedores do 38º Prêmio Direitos Humanos de Jornalismo: solenidade de premiação acontecerá em 10/12

01.12.2021
Próxima notícia

Advocacia dativa: saiba como solicitar e consultar os pagamentos

26.10.2021

Principais notícias

Ver todas