Home / Noticias / 24.09.2020 18:00

Decisão do TRF-1 determina retorno ao trabalho dos médicos peritos do INSS

24/09/2020 18:00

O impasse envolvendo o retorno das atividades nas agências do INSS em todo o Brasil teve um novo capítulo. Nesta quinta-feira (24), o Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF-1) derrubou a liminar concedida à Associação Nacional dos Médicos Peritos da Previdência Social (ANMP), que suspendia o retorno do atendimento presencial dos peritos médicos do Instituto Nacional de Seguridade Social (INSS).

A liminar havia sido concedida, nesta quarta-feira (23), pelo juiz federal substituto da 8ª Vara Federal Cível do Distrito Federal, Márcio de França Moreira, em uma ação protocolada pela ANMP. A entidade alega que faltam condições sanitárias contra a Covid-19, enquanto governo federal nega esta versão.

Com a decisão de hoje, os funcionários que atuam em agências do INSS vistoriadas e aprovadas devem retomar suas atividades conforme o planejamento dos gestores do instituto. “Essa situação afeta cerca de 1,5 milhão de brasileiros e suas famílias. A OAB/RS vem acompanhando essa realidade em razão de tantos problemas para a cidadania e para a advocacia”, destaca o presidente da Ordem gaúcha, Ricardo Breier.

Na decisão desta quinta-feira, o desembargador Federal Francisco de Assis Betti, vice-presidente em exercício da Presidência do TRF-1, que não foram encontrados suficientes e seguros elementos de convicção que demonstrem a ilegalidade ou a inconstitucionalidade dos atos administrativos indicado o retorno dos peritos ao trabalho. “A jurisprudência do egrégio Superior Tribunal de Justiça vem reconhecendo a existência de ofensa à ordem pública, na perspectiva da ordem administrativa, na hipótese em que o Poder Judiciário interfere nos critérios de conveniência e oportunidade das decisões administrativas”, destacou.

O presidente da Comissão de Seguridade Social da OAB/RS, Tiago Kidricki, comemorou esse posicionamento. “São muitos processos parados. Pessoas que não recebem seus benefícios pela falta de atendimento. O INSS se preparou para garantir a segurança sanitária aos seus colaboradores e é necessário voltar a trabalhar em razão de tanto brasileiros que estão sofrendo com essa situação”, frisou Kidricki.

24/09/2020 18:00

I Congresso Internacional de Direito da Moda da OAB/RS vai trazer uma perspectiva global da área

24.09.2020

Oito passos para minimizar o risco da LGPD em escritórios de advocacia