Home / Noticias / 24.09.2020 17:55

I Congresso Internacional de Direito da Moda da OAB/RS vai trazer uma perspectiva global da área

24/09/2020 17:55

https://bit.ly/2Hrdm7P
Arte: Rafael Martins - OAB/RS
image-galeria-0

No intuito de garantir mais visibilidade para o Direito da Moda, a Comissão da Mulher Advogada (CMA) vai realizar o I Congresso Internacional de Direito da Moda da OAB/RS. Nos dias 28 e 29 de setembro, a partir das 9h, o evento, destinado ao debate sobre uma maior proteção jurídica da indústria da moda, vai trazer uma perspectiva global do tema, assim como questões mais específicas para debater com a advocacia que pretende se inserir ou que já atua na área.

Para se inscrever no evento e garantir seu certificado, clique aqui. O Congresso também será transmitido no canal da OAB/RS no Youtube.

O tema é relativamente novo no Brasil. Conforme informa a presidente da CMA, Cláudia Sobreiro, os primeiros debates no país começaram em 2011. “No Brasil, o mercado da moda tem grande importância para a economia, além do número expressivo de mulheres que trabalham dentro da indústria têxtil e nos mais diversos ramos que surgem a partir daí, até as passarelas. O Direito da Moda ou Fashion Law dialoga com diversas outras áreas do direito, como o Direito Civil, Direito Empresarial, Direito do Trabalho, Direito Tributário, Direito de Marcas, entre outras, mas é aplicado de forma especializada às características do mercado da moda”, explica.

O evento é coordenado pelo Grupo de Trabalho Fashion Law da CMA, primeiro no Rio Grande do Sul a se dedicar especificamente ao tema. A coordenadora do GT, Thaielly da Silva José, destaca temas importantes do Congresso: “Vamos abordar desde a questão da sustentabilidade na indústria da moda, até às questões bastante específicas como a da proteção das criações de moda pela legislação brasileira”, ressalta.

Segundo Thaielly, é fundamental essa visão global que o evento propõe: “O mercado da moda representa 2% do PIB mundial, a cadeia produtiva tem atuação em quase 90% do mundo. Uma visão desta indústria possibilita uma atuação de forma ainda mais ampla, considerando que o diferencial do advogado que atua neste ramo mercadológico é o conhecimento do mercado como um todo”, pontua. 

24/09/2020 17:55



Notícia anterior

Webinar debaterá saúde mental de militares

24.09.2020
Próxima notícia

Decisão do TRF-1 determina retorno ao trabalho dos médicos peritos do INSS

25.09.2020

Principais notícias

Ver todas