Home / Noticias / 06.06.2012 21:04

Delegado da Polícia Civil ameaçado de morte busca apoio da OAB/RS

06/06/2012 21:04

Comissão de Direitos Humanos já acompanhando o andamento do inquérito e fiscalizando a devida transparência legal do processo. Comando-Geral da Brigada Militar será oficiado pela entidade.

O presidente da OAB/RS, Claudio Lamachia, juntamente com o coordenador-geral da Comissão de Direitos Humanos, conselheiro seccional Ricardo Breier, recebeu, na tarde desta quarta-feira (06), o delegado da Polícia Civil de Alvorada, Vagner Dalcin, acompanhado do seu advogado, Ricardo Orlandi.

O delegado esteve na Ordem para relatar sobre as ameaças de morte que vem sofrendo, após investigação, no ano passado, que indiciou PMs ligados a grupo de extermínio. Ele já registrou ocorrência em distrito policial do município. Segundo testemunhas, Dalcin é alvo de um suposto ataque que estava sendo planejado justamente por ter investigado os PMs denunciados por integrar grupo de extermínio na região. O objetivo agora é apurar se as informações procedem e identificar os envolvidos, bem como a ligação deles com os quatro PMs detidos.

A Comissão de Direitos Humanos da OAB/RS já acompanhando o andamento do inquérito e fiscalizando a devida transparência legal do processo. A Ordem gaúcha, por meio da presidência, vai oficiar o Comando-Geral da Brigada Militar para buscar mais esclarecimentos.

Entenda o caso:

No dia 25 de maio, o Ministério Público denunciou quatro PMs acusados de envolvimento em chacina de quatro pessoas ocorrida em julho de 2011, fato que deu início à investigação do grupo de extermínio formado por brigadianos. Antes da denúncia, a Polícia indiciou três, dos quatro PMs que foram presos em março deste ano. Um quarto envolvido foi solto pelo fato de terem surgido informações que comprovaram o não envolvimento dele na chacina. No entanto, outro PM que foi indiciado apenas por falso testemunho, acabou sendo denunciado pela Promotoria dia 25 de maio e teve prisão preventiva decretada. Ele se apresentou à Corregedoria da Brigada Militar na semana passada e foi detido. Portanto, agora são quatro suspeitos presos.

Mais três estão sendo investigados pela chacina de julho do ano passado e outros cinco também são suspeitos de envolvimento em um triplo homicídio ocorrido em 2008. Com isso, o grupo de extermínio em Alvorada pode contar com pelo menos 12 brigadianos. Ainda sobre a chacina de julho de 2011, os PMs investigados teriam inventado um álibi para evitar envolvimento no crime. Duas das vítimas iriam depor contra alguns deles em um processo sobre suspeita de tortura.

Da redação do Jornal da Ordem com informações de Zero Hora

06/06/2012 21:04