Home / Noticias / 02.06.2022 13:35

Dia histórico: OAB/RS entrega nova sede para a advocacia de Caxias do Sul

02/06/2022 13:35

Um sonho da advocacia de Caxias do Sul se tornou realidade: a OAB/RS inaugurou a nova sede própria da subseção em solenidade que reuniu as diretorias da Ordem gaúcha, da OAB Caxias, da CAA/RS, além de advogados e advogadas da região e autoridades, em dia que entra para a história da instituição. Localizada Rua Raimundo Nóra, no bairro Panazzolo, a sede inaugurada na manhã de 1º de junho oferece uma estrutura de 678,31 m², com salas de atendimento, salas de reunião para locação e espaço de coworking com computadores.

Caxias do Sul é a subseção com o maior número de advogados do estado. São mais de 3 mil profissionais atendidos pela OAB/RS na cidade que também abrange os municípios de Antônio Prado, Flores da Cunha e São Marcos.

Ao realizar o ato de entrega da sede, o presidente da Ordem gaúcha, Leonardo Lamachia, ressaltou a importância da conquista. "Este ato de inauguração é a realização de um sonho antigo, uma obra verdadeiramente coletiva da OAB/RS, da CAA/RS e da OAB Caxias. Hoje, o presente e o futuro se encontram para celebrar a nossa profissão e este grande feito. Todos os compromissos que a OAB do Rio Grande do Sul assumiu desde 2007 foram cumpridos e aqui está mais um deles, materializado e construído com a força da advocacia gaúcha”, disse. “O projeto Nenhuma Subseção Sem Sede já entregou cinquenta  novas sedes modernas e bem equipadas para que os advogados e as advogadas gaúchas, em qualquer região do estado, possam exercer com dignidade sua profissão e atender a sociedade. A sede de Caxias de Sul foi pensada e criada para atender a advocacia da maior subseção em número de inscritos no RS”, conclui.

A presidente da subseção de Caxias do Sul, Ana Carla Furlan, destacou o legado que será deixado pela nova sede. “A OAB Caxias do Sul, representada pelo esforço abnegado de seus presidentes, diretores, dos seus conselheiros estaduais e representantes da CAA/RS, tem a honra de inaugurar uma sede ampla e moderna, espaço este que será palco de muitas histórias jurídicas e de vida para todos os colegas da região”, falou.

O ex-presidente da OAB/RS, Ricardo Breier, que deu início à construção da sede em sua gestão, enalteceu o feito. “Nós temos que celebrar muito esta conquista que significa a superação da dificuldade. E mesmo no período difícil de pandemia, este projeto da sede não parou e foi executado com todo o cuidado e responsabilidade pelo nosso ex-tesoureiro André Sonntag”, declarou.

O presidente da CAA/RS, Pedro Alfonsin lembrou que os serviços da Caixa de Assistência também serão oferecidos na nova sede. “A advocacia poderá utilizar os espaços de saúde e escritórios compartilhados. Toda aquela estrutura que temos na capital também está igualmente disponível aqui na nova sede de Caxias do Sul”, afirmou.

A estrutura

O novo prédio da instituição possui uma estrutura ampla. No andar do térreo, onde está localizada a recepção da Ordem, também há um moderno auditório, com a capacidade de aproximadamente cem pessoas sentadas, um telão e a galeria dos ex-presidentes.

No primeiro piso, encontra-se a CAA/RS. Há doze computadores com scanner, três salas de atendimento, uma sala do delegado da Caixa, salas de saúde para fisioterapia e dentista, uma sala de reunião, uma loja e seis cabines, que são as primeiras do RS com proteção acústica.

Já o segundo piso possui biblioteca, salas de reuniões, sala de audiências, sala da presidência da subseção, além das salas para os servidores da Ordem, que estão divididas em Gabinete da Presidência, sala da Assessoria da Presidência, Financeiro, Comunicação e Tribunal de Ética e Disciplina. Na sala da ABECA - Associação Beneficente Casa do Advogado, poderá ser realizada reuniões ou com a possibilidade de transformar em miniauditório com data show e telão.  Por fim, no subsolo do prédio da subseção de Caxias do Sul, funcionará o estacionamento rotativo, com preço especial para os profissionais da advocacia.

Presenças

Também estiveram presentes ao evento: o ouvidor-geral da OAB Nacional José Augusto Noronha; o secretário-geral da OAB/RS, Gustavo Juchem; a diretora da ESA e ex-presidente da OAB Caxias, Graziela Vanin; o tesoureiro da CAA/RS, Matheus Torres; o coordenador do Clube da Advocacia, Arnaldo Guimarães; o ex-tesoureiro  da OAB/RS, André Sonntag; a conselheira federal, Mariana Melara Reis; os ex-presidentes da OAB Caxias: Air Paulo Luz, Alceu Velho, Daiton Fonseca, Deli Tomazzoni, Marcelo Grazziotin, Delmir Portolan, Gustavo Miele, Lauri Silva e Roberto Sbravati; os conselheiros estaduais, Daniel Barreto e Josana Rivoli; os presidentes de subseções: de Canela/Gramado, Anne Grahl, de São Sebastião do Caí, Evaldo Kievel, de Vacaria, Monique de Oliveira; de Farroupilha, Tiago Troes, de Bento Gonçalves, Rodrigo Terra, e de Lagoa Vermelha, Dante Casteli. Além da juíza diretora do foro estadual do Caxias, Joseline de Vargas; o juiz diretor do foro federal de Caxias, Osório Ávila; o juiz diretor do foro trabalhista de Caxias, Rafael Marques; o diretor do Ministério Público de Caxias, Adrio Gelati; o deputado estadual, Carlos Búrigo; o prefeito de Caxias do Sul, Adiló Didomenico; a vereadora Tatiane Frizzo.

02/06/2022 13:35

Nota de pesar

02.06.2022

Lamachia realiza posse solene da subseção de Itaqui