Home / Noticias / 14.07.2021 18:50

Diretoria da OAB/RS encaminha demandas da subseção de Montenegro para a CGJ

14/07/2021 18:50

https://bit.ly/3hAPRZD

Em uma reunião virtual realizada na tarde desta terça-feira (13), o vice-presidente da OAB/RS, Jorge Fara, liderou um grupo de representantes da advocacia e da sociedade civil da região de Montenegro, para dialogar com a juíza-corregedora do TJRS, Taís Culau de Barros.

O motivo da audiência, que integra o esforço da Ordem gaúcha para dar atenção às dificuldades de advogados e advogadas de todas as regiões do Rio Grande do Sul, foi para que as demandas da subseção fossem ouvidas. Fara agradeceu à Corregedoria Geral de Justiça (CCJ) por atender à solicitação e se demonstrou satisfeito com o esforço inicial feito para encontrar soluções: “Fico muito feliz pela participação de todos e todas que estão presentes ao nosso encontro, porque, somente assim, podemos enfrentar os obstáculos. Prestação jurisdicional, para ser efetiva, precisa ser célere, pois o cidadão necessita de que seus conflitos sejam resolvidos rapidamente”, disse ele.

A comarca possui duas varas criminais (com cerca de 9 mil processos) e duas cíveis, sendo que, uma destas está sem juiz titular, e a outra, com uma titular que se divide entre juizados e, dessa forma, acumula cerca de 23 mil processos. Além disso, a comarca lida com a iminência de uma das juízas ser promovida e deixar a região. A CGJ se comprometeu a manter esta magistrada até a chegada de um substituto.

Além disso, será estudada a possibilidade de abertura de regime de exceção para julgamento de liminares e troca de competência entre algumas varas, priorizando as que tiverem mais processos.

Fara aproveitou o encontro para saudar o empenho da advocacia em reunir representantes de outros setores da região: “O primeiro passo para uma Justiça ágil é um encontro como esse, realizado por iniciativa da diretoria da subseção e como apoio de agentes públicos e líderes de entidades de classe. É essencial reunirmos todas essas peças”, afirmou.

Pela subseção de Montenegro, participaram o presidente, João Pedro Ferreira; o tesoureiro, Vinicius Kirsten; a secretária-geral adjunta, Rojane Eitelwein; e o vice-presidente, Adriano César Bergamo. Além deles, estava presidente o prefeito da cidade, Gustavo Zanatta; o presidente da Câmara de Vereadores, Juarez Vieira da Silva; o procurador-geral do município, Alexandre Muniz; e o presidente da Associação Comercial e Industrial de Montenegro e Pareci Novo, Karl Kindel.

14/07/2021 18:50



Notícia anterior

OAB/RS encaminha demandas da advocacia trabalhista ao corregedor-geral da Justiça do Trabalho

14.07.2021
Próxima notícia

Em ofício a deputados, OAB/RS defende reserva de honorários em processos administrativos

14.07.2021

Principais notícias

Ver todas