Diretoria da OAB/RS encaminha demandas da subseção de São José do Ouro à CGJ
01/06/2021 16:47
A diretoria da OAB/RS promoveu, na tarde desta terça-feira (1º), um encontro entre a presidente da subseção de São José do Ouro, Rosemara Carneiro da Cósta, e o juiz da Corregedoria-Geral de Justiça, Alexandre Pacheco. A reunião virtual foi articulada para encontrar soluções para a morosidade no andamento dos processos na comarca da subseção.
O vice-presidente da Ordem gaúcha, Jorge Fara, presente ao encontro, destacou a importância do diálogo entre a OAB/RS e o Judiciário: “Se não ajudarmos uns aos outros, não chegaremos a lugar algum. Nossa missão é a de construir pontes, e não cavar abismos. Em reuniões como esta, tentamos conseguir, se não soluções imediatas, alternativas para minimizar os problemas, e nossa experiência recente nos mostra que estamos no caminho certo”, afirmou.
A marcação da reunião foi encaminhada na última sexta-feira de maio, quando a diretoria da seccional recebeu, virtualmente, lideranças da região do Planalto como parte do movimento de aproximação e escuta com a advocacia do interior. Leia mais, clicando aqui.
O juiz-corregedor Alexandre Pacheco informou que será aberto um expediente para averiguar a situação, e será agendada uma visita à comarca. A presidente da subseção avaliou o resultado como satisfatório: “Além do andamento processual na comarca, a reunião também serviu para falar do fluxo dos processos no cartório e no gabinete”, contou ela, que relatou o esforço que tem sido feito pela diretoria da subseção: “Após tentar um diálogo diretamente com a direção do Foro, tomamos a iniciativa de realizar uma pesquisa local com os advogados e as advogadas da região. Constatamos que 88% da advocacia atuante na subseção sente que o andamento dos processos é vagaroso. Isso mostra que o acesso à Justiça, direito da sociedade, não está sendo exercido de forma plena”, finalizou.
01/06/2021 16:47