Home / Noticias / 23.04.2021 14:38

Diretoria da OAB/RS se reúne com subseções da Costa Doce

23/04/2021 14:38

O presidente da OAB/RS, Ricardo Breier, conduziu, na tarde da quinta-feira (22), uma reunião da diretoria da seccional gaúcha com presidentes e conselheiros de subseções da região da Costa Doce. Além do presidente, a diretoria e conselho da Ordem gaúcha foi representada também pelo vice-presidente, Jorge Fara, e pelo conselheiro seccional Leonardo Lamachia.

O encontro fez parte do movimento da seccional gaúcha de se aproximar da advocacia de todo o estado. Entre os temas debatidos, os advogados e as advogadas trouxeram a pauta a necessidade da reabertura dos fóruns, a importância do pleno funcionamento do balcão virtual, a redução da lentidão no andamento de processos e a virtualização e digitalização do Judiciário. “Após nosso diálogo com a administração do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul, vimos a retomada do expediente interno presencial em unidades jurisdicionais e administrativas de 1º e 2º Graus das Comarcas da Capital e do interior com até 25% dos servidores”, relembrou Breier, que aproveitou para reforçar a necessidade da virtualização dos processos.

Breier escutou, de forma atenta, os relatos sobre aquelas subseções que enfrentam demora para a marcação de audiências no Juizado Especial Cível, dificuldades para agendamento de retirada da carga programada e lentidão no andamento de processos pela falta de servidores nos fóruns. A diretoria reunirá todas as demandas das subseções para encaminhar novos encontros com a Corregedoria-Geral da Justiça, bem como encaminhará o tema para o próximo Colégio de Presidentes, previsto para maio.

O vice-presidente da OAB/RS recordou os avanços recentes da entidade: “Conseguimos resolver problemas de algumas subseções a partir do encaminhamento das dificuldades em audiências com a Corregedoria. Estamos apagando incêndios com um esforço que só tem efeito por estarmos unidos com as diretorias das 106 subseções para levarmos a advocacia para dias melhores”, afirmou.

A gravidade do momento e um panorama das conquistas obtidas por meio do diálogo e do comprometimento foram ressaltados pelo conselheiro seccional Leonardo Lamachia: “Presto uma homenagem a cada um dos presidentes, pois estamos atravessando a crise mais complexa da história da advocacia gaúcha, e os presidentes de subseções são aqueles que estão à frente dessa luta, lidando diretamente com a base, com a ponta da advocacia. Além de desempenharem as atribuições de seus cargos, ainda precisam ter um contato extra com colegas, para ouvir e conhecer todas as dificuldades enfrentadas. Felizmente, estamos próximos de uma nova vitória, que é a publicação do edital para advogados dativos, que vai auxiliar muitos colegas”, concluiu.

Estiveram na reunião: a presidente das subseções de Camaquã, Roberta Magalhães; de Canguçu, Alex Silveira da Silva; de Pelotas, Paula Grill; de Piratini, Tiago Iorio; de Rio Grande, André Moita Monteiro; de São Lourenço do Sul, Danny Christ Vargas; e de Tapes, Paulo Ricardo Duarte. Junto com eles, os conselheiros Fábio de Moura, Francisco Mattos, Marco Fernandes e Pedro Dilnei da Rosa Carvalho.

23/04/2021 14:38

OAB/RS propõe melhorias e novas ferramentas ao sistema do INSS Digital

23.04.2021

Curso de Aperfeiçoamento para atuação na defesa das mulheres vítimas de violência teve início na última terça-feira (20)