Home / Noticias / 28.03.2014 21:01

“É fundamental o permanente respeito às prerrogativas da advocacia” afirma Bertoluci em evento comemorativo aos 25 anos do TRF4

28/03/2014 21:01

Na cerimônia, também foi salientada a importância de uma atuação conjunta em temas como o processo eletrônico e a necessidade de rediscussão do pacto federativo.

“Já é conhecido e evidente os laços de admiração, respeito, permanente sintonia e construção institucional profícua entre a OAB/RS e o TRF4. Temos a convicção de que avançaremos cada vez no cumprimento dos desafios comuns de todos os atores da cena judiciária, em nome da concretude constitucional”. Com estas palavras, o presidente da Ordem gaúcha, Marcelo Bertoluci, iniciou seu pronunciamento na cerimônia de comemoração dos 25 anos do TRF4.

No evento, que ocorreu nesta sexta-feira (28), na sede do TRF4, o dirigente, que também falava em nome das seccionais de Santa Catarina e do Paraná, destacou a indispensabilidade da advocacia à administração da Justiça e frisou a necessidade da atuação conjunta em pautas convergentes.

“Devemos defender de forma intransigente o respeito às prerrogativas da advocacia, as quais se confundem com as prerrogativas da própria cidadania. Também temos como desafio a evolução do processo eletrônico de forma conjunta, para que os próprios cidadãos não saiam lesados, e igualmente a necessidade de rediscussão do pacto federativo”, frisou o dirigente.

A desembargadora federal, Marga Barth Tessler, falou em nome dos integrantes do TRF4 e abordou a história da criação do Tribunal até os dias atuais, passando pelas suas diversas evoluções ao longo destes 25 anos. A magistrada também destacou o papel da OAB/RS nesta caminhada. “Sempre tivemos a parceria e o diálogo aberto com a Ordem gaúcha, especialmente na implantação do processo eletrônico, que contou com a colaboração dos advogados para o seu aperfeiçoamento”, analisou.

O presidente do TRF4, desembargador Tadaaqui Hirose, destacou que os 25 anos do Tribunal foram marcados pela constante evolução e aprimoramento. “Sempre mantivemos um caráter inovador, para que conseguíssemos acompanhar as constantes mudanças nas demandas da sociedade. Exemplo disto são as inovações tecnológicas que proporcionamos, caso do processo eletrônico”, argumentou.

Também estavam presentes na cerimônia: o procurador-geral do Estado, Carlos Henrique Kaipper; o representante do TJRS, desembargador Francisco José Moesch; o representante do MP-RS, subprocurador-geral de Justiça, Daniel Sperb Rubin; o representante do STF, ministro Teori Albino Zavascki; o procurador-geral de Porto Alegre, João Batista Linck Figueira; o presidente da Câmara Municipal de Porto Alegre, vereador Professor Garcia; a vice-presidente do TRT4, Ana Luiza Heineck Kruse; o presidente do TJM, juiz Sérgio Antonio Berni de Brum; o presidente do TRE-PR, desembargador Edson Luiz Vidal Pinto; o representante do TJPR, desembargador Luiz Fernando Tomasi Keppen; o 1º vice-presidente do TJSC, desembargador José Antonio Torres Marques; e o representante da OAB/SC, César Wineckeer.

João Henrique Willrich
Jornalista – MTB 16.715