Home / Noticias / 04.09.2020 12:03

Ecossistemas de Startups da República Tcheca é tema de evento online na ESA/RS

04/09/2020 12:03

A Escola Superior de Advocacia da OAB/RS (ESA/RS), em parceria com o Consulado Geral da República Tcheca, promoveu na manhã desta terça-feira (01) o evento “Ecossistemas de Startups da República Tcheca”, que abordou como funcionam as startups no país.

A abertura do evento foi realizada pela diretora-geral da ESA/RS, Rosângela Herzer dos Santos, que agradeceu todos os envolvidos na realização do evento. “Esta uma oportunidade para todos que têm curiosidade nesta área. Inicialmente, o evento ocorreria delimitado para o Grupo de Estudos, mas achamos importante proporcionar essa oportunidade a todos os advogados e às advogadas que tem curiosidade de conhecer mais a respeito do ecossistema de startups da República Tcheca”.

Na sequência, o Cônsul- Geral da República Tcheca em São Paulo, Milos Sklenka, agradeceu pelas boas vindas, pelo assessoramento de sua equipe e também pela parceria, ressaltando sua alegria de estar presente ao evento: “Acredito que este debate será rico em conhecimento e contribuir com o desenvolvimento da cooperação tcheco-brasileira. Neste âmbito, gostaria de enfatizar que o desenvolvimento desta relação bilateral, amplia a cooperação mútua através do comércio, da busca por novas oportunidades de negócios, apoio a investimentos de empresas tchecas no Brasil, tudo isso está a entre as principais prioridades da atuação diplomática do nosso consulado diplomático em São Paulo”.

O moderador do Grupo de Estudos Direito para Startup da ESA/RS, Alexandre Mello, falou um pouco a respeito dos estudos desenvolvidos pelo grupo. “O nosso Grupo de Estudos está na terceira edição, e nessa edição estamos fazendo um trabalho de cotejo comparativo entre os diversos ecossistemas, já estudamos os tratados do ecossistema de Israel; o ecossistema dos Estados Unidos, em especial da Califórnia; da Dinamarca; da China; de Singapura; e de Portugal. Agora, estudamos o ecossistema da República Tcheca, e ao final destes estudos, queremos construir uma cartilha de melhores práticas destes diversos ecossistemas, a fim de que possamos apresentar para aplicação do nosso ecossistema regional de forma a fomentar a advocacia para startups”.

A primeira palestra, foi ministrada pela gerente de aceleração de Startups na CzechInvest – Agência governamental para apoio ao investimento na República Tcheca, Anna Hight, que apresentou os escritórios espalhados por todo o mundo que eles possuem para a realização dos investimentos e ressaltando o forte network que os escritórios possuem dentro das universidades.

“Temos modelos de negócios específicos, para quem está iniciando sua empresa e também para quem já tem empresa. Além disso, para quem quiser ter uma experiência internacional, também é possível fazer intercâmbio, temos programas pelo mundo todo”, ressalta Anna.

O segundo palestrante, o advogado e presidente da Associação para os Investimentos Estrangeiros na República Tcheca, Kamil Blažek, contou que sua carreira iniciou há 25 anos atrás e tem trabalhado muito no mercado de investimentos.

Blažek aborda o trabalho realizado em seu escritório, que está alinhado com a legislação da União Europeia, trabalhando para serem menos burocráticos com o sistema.

O palestrante ainda ressaltou que é importante denotar sobre investimentos e investidores da República Tcheca, principalmente investimentos em startups, eles têm um bom nível de proteção com relação aos direitos autorais.

A tradução do evento, foi realizada pela integrante do Grupo de Estudos Direito para Startup da ESA/RS, Gabriela Roth.

Texto: Niége Moreira
Imagem: Divulgação.
Assessoria de Comunicação OAB/RS
(51) 3287.1867/1821