Home / Noticias / 29.01.2016 16:15

Eleição de Lamachia à presidente nacional da OAB em chapa única será neste domingo (31)

29/01/2016 16:15

Foto: Liziane Lima - OAB/RS

Em 85 anos de história, será a primeira vez em que um advogado militante do RS assumirá a liderança da entidade. O ex-presidente da Ordem gaúcha tem o apoio formal de todos os 27 presidentes de seccionais da OAB.

O novo presidente nacional da OAB será eleito, neste domingo (31), a partir das 17h, na sede da entidade, em Brasília. O advogado gaúcho Claudio Lamachia é candidato em chapa única, após ter recebido o apoio dos presidentes das 27 seccionais da entidade. A posse formal da nova diretoria, assim como dos novos conselheiros, será no dia 1º de fevereiro de 2016.

Em 85 anos de história, será a primeira vez em que um advogado militante do Rio Grande do Sul assumirá a liderança da OAB. Assim, ele vai comandar a Ordem nacional no triênio 2016/2018. A posse solene será realizada dia 23 de fevereiro.

Lamachia foi duas vezes presidente da Ordem gaúcha, entre 2007 e 2012; na reeleição, em 2009, ele teve 82% dos votos. Em 2012, em pesquisa nacional, foi o presidente melhor avaliado entre todas as 27 seccionais do País: 93% de aprovação da classe. Ele será o primeiro advogado atuante no estado a presidir a entidade nacional em seus 85 anos de existência.

Em sua plataforma de gestão, Lamachia afirmou que a entidade estará, mais do que nunca, atenta aos anseios da sociedade, em uma cruzada contra a corrupção e o mau uso das verbas públicas. “A OAB não deixará, de maneira alguma, de lutar por um novo patamar ético na política brasileira e cobrará do governo e do Congresso medidas efetivas no combate ao fisiologismo e as concertações de gabinetes”, frisou.

Também compõem a chapa Luis Cláudio Chaves (MG) como vice-presidente; Felipe Sarmento (AL) como secretário-geral; Ibaneis Rocha (DF) como secretário-geral adjunto; e Antonio Oneildo Ferreira (RR) como diretor-tesoureiro.

Currículo:

Lamachia é vice-presidente nacional da OAB; membro do Conselho Institucional da Academia Tributária das Américas; integrante do Conselho Consultivo da Laureate International Universities; membro do Conselho de Definidores da Santa Casa de Misericórdia de Porto Alegre; e vice-presidente da Federação Nacional dos Advogados. Além disso, foi presidente da Associação Nacional dos Advogados do Banco do Brasil; vice-presidente da Associação Americana de Juristas – Rama RS; membro do Conselho Fiscal do Sindicato dos Advogados do RS; presidente da Comissão de Direitos Humanos Sobral Pinto; e presidente do Fórum dos Conselhos de Profissões Regulamentadas no RS.

Dentre as principais honrarias recebidas estão: Ordem do Mérito do Ministério Público – Grau Grã-Cruz; Doutor Honoris Causa da Academia Brasileira de Filosofia; Advogado Emérito do Instituto dos Advogados do Rio Grande do Sul – IARGS; Medalha do Mérito Farroupilha (maior honraria da Assembleia Legislativa do RS); Cidadão Emérito de Porto Alegre; Medalha do Pacificador; Honra ao Mérito da Frente Parlamentar dos Direitos do Contribuinte do Congresso Nacional; Medalha Professor Santiago Dantas; Medalha do Tribunal de Justiça Militar; Medalha Tiradentes; Medalha Hercílio Domingues do Tribunal de Contas do Estado; Membro Honoris Causa do Instituto dos Direitos do Contribuinte; Comenda do Mérito Judiciário Militar do Estado; Medalha do Ministério Público de Contas do Estado; e Comenda do Mérito Judiciário do TRT4.

29/01/2016 16:15

Seccionais reúnem-se no CFOAB para garantir advogado individual no Simples