Home / Noticias / 05.07.2021 20:21

Em um ato histórico para a advocacia gaúcha, OAB/RS assina convênio com o IPE Saúde

05/07/2021 20:21

Foram muitos anos à espera de um ato que se tornou realidade. Houve muitos obstáculos a serem superados. Diversos advogados e diversas advogadas proporcionaram valiosas contribuições. Foi uma construção coletiva de quem acreditou e pensou no melhor para a advocacia gaúcha. Poder oferecer, em todo o Rio Grande do Sul, aos advogados, às advogadas e a seus familiares esta importante alternativa de assistência à saúde deixou de ser um sonho e se tornou realidade.

No começo da noite desta segunda-feira, a OAB/RS oficializou convênio com o IPE Saúde. Um documento foi assinado pelo presidente da Ordem gaúcha, Ricardo Breier, e pelo diretor-presidente do instituto, Júlio César Viero Ruivo, durante o evento que foi transmitido pelas redes sociais. Quando passar a valer (em breve), o convênio marcará a primeira adesão ao Plano de Assistência Médica às Entidades de Registro Profissional (Pamerp), modalidade que prevê extensão do atendimento do IPE Saúde a outros órgãos e a outras instituições.

A assinatura ocorreu na sala de reuniões do gabinete da presidência, na sede da OAB/RS, em Porto Alegre. “A sensação é a de dever cumprido com essa pauta. Trabalhamos intensamente para materializar esse convênio. É um trabalho desenvolvido por anos e que teve um grande empenho e uma grande dedicação deste grupo que está à frente da Ordem”, comemorou Breier.

Em razão da pandemia do coronavírus, a opção foi a de fazer uma reunião extraordinária com as diretorias da OAB/RS, da Escola Superior da Advocacia (ESA/RS), da Caixa de Assistência dos Advogados do RS (CAA/RS), bem como com os conselheiros seccionais e federais, ex-presidentes da Ordem, presidentes de subseções e de comissões, e com a advocacia gaúcha. Centenas de pessoas acompanharam a assinatura do ato.

Na abertura do ato, foi realizada a leitura de um histórico dessa caminhada, lembrando os presidentes da Ordem gaúcha que se empenharam para levar adiante essa bandeira. Também foram destacadas as etapas superadas, incluindo as articulações com os deputados estaduais a partir de votações necessárias feitas pela Assembleia Legislativa.

Ao lado de Breier e Ruivo, esteve o membro honorário vitalício da OAB Nacional e da OAB/RS, Claudio Lamachia; também o presidente da CAA/RS, Pedro Alfonsin; o vice-presidente da OAB/RS, Jorge Fara; e o advogado e secretário estadual da Administração Penitenciária do RS, Mauro Hauschild.

Para Claudio Lamachia, a dedicação de tantos integrantes da Ordem gaúcha, por mais de uma década, reforça o espírito coletivo do trabalho desenvolvido pela OAB/RS. " Desde que este grupo assumiu o comando da Ordem gaúcha, transformamos todas as nossas promessas em realidades e benefícios para a advocacia. Nesta reta final, é preciso reconhecer que o presidente Breier foi incansável”, salientou Lamachia

O presidente da CAA/RS reconheceu o gigantesco diferencial que será possível oferecer para a advocacia gaúcha. “Este é um sonho de muitas diretorias. Estamos muito contentes com as possibilidades que se abrem, principalmente para a advocacia do interior, que nem sempre tem acesso a todos os planos ou às operadoras de saúde”, salientou Pedro Alfonsin.

O diretor presidente do IPE Saúde, Júlio César Viero Ruivo, ressaltou que houve um processo de construção coletiva: “Foi um sonho construído por várias mãos. Trata-se de um passo gigantesco para a modernização do instituto. Ainda temos um cronograma a cumprir e vamos trabalhar para que tudo se concretize de forma rápida e transparente”, observou.

O secretário da Administração Penitenciária e integrante do Conselho Administrativo do IPE Saúde, Mauro Hauschild, que também é advogado, apontou que a conquista representa um ganho para todos os envolvidos: “Quanto mais pessoas integrarem a base de participantes, mais forte e sólido se torna o plano, o que também atrai maior número de prestadores. Ganha toda a sociedade gaúcha.”

ÚLTIMA ETAPA

O presidente da OAB/RS destacou que o convênio assinado nesta segunda-feira foi a penúltima etapa antes da conclusão desse longo processo. A partir do ato, foram nomeados quatro integrantes da OAB/RS para atuar junto ao IPE Saúde, com foco nos procedimentos administrativos necessários à materialização do plano, com a operacionalização do sistema a ser desenvolvida pela Procergs, bem como as etapas que envolvem o levantamento da relação de interessados e a realização de cálculos atuariais e de estudos de viabilidade.

Apenas após a conclusão destes passos, será possível fazer a apresentação de valores e modalidades disponíveis aos novos integrantes. “Estamos vigilantes e não descansaremos enquanto não tivermos o primeiro advogado com a sua carteirinha de conveniado com o IPE Saúde”, reforçou Breier. “Essa é uma construção feita com muita responsabilidade, pensando no melhor para a advocacia. Avançamos com segurança para podermos ter a certeza de, no momento apropriado, anunciar a possibilidade de os colegas optarem pelo IPE Saúde”, finalizou Breier.

05/07/2021 20:21

OAB/RS participa da posse dos novos dirigentes da Justiça Federal gaúcha

05.07.2021

Fara representa diretoria da OAB/RS em visita à subseção de Pelotas