Home / Noticias / 09.02.2009 17:00

Em Brasília, CAA/RS participa de reunião do Fundo de Integração e Desenvolvimento Assistencial dos Advogados

09/02/2009 17:00

FIDA foi criado pelo CFOAB como instrumento de uniformização e dinamização dos procedimentos de gestão das Caixas de Assistência dos Advogados.

O presidente da CAA/RS, Arnaldo Guimarães, participou da 4ª reunião ordinária do Conselho Gestor do Fundo de Integração e Desenvolvimento Assistencial dos Advogados (FIDA), nesta segunda-feira (09), em Brasília. Guimarães representou as Caixas de Assistência dos Advogados da Região Sul do Brasil.

O vice-presidente nacional da Ordem, Vladimir Rossi, conduziu o reunião ordinária do Conselho Gestor do FIDA. O órgão foi criado em março do ano passado pelo CFOAB, como instrumento de uniformização e dinamização dos procedimentos de gestão das Caixas de Assistência dos Advogados. “O FIDA é também um suporte financeiro para as Caixas no que se refere a investimentos que tenham por vocação o atendimento da universalidade dos advogados”, explicou Rossi, que é presidente do Conselho Gestor do Fundo.

Para o presidente do CFOAB, Cezar Britto, o fundo também vem se destacando pela instituição de mecanismo que leva em consideração as desigualdades regionais às quais as Caixas de Assistência estão submetidas.

Rossi afirmou, após a reunião, que embora o FIDA ainda se encontre em processo de capitalização, ele já começou a liberar alguns recursos. Constituído por 2% das anuidades dos advogados, o fundo tem por finalidade auxiliar as entidades do sistema OAB que não contam com recursos suficientes para fazer com que se cumpra o Estatuto da Advocacia por meio de seu braço assistencial, que são as Caixas de Assistência. “O FIDA tem assim se desdobrado para, com muito critério, fazer a liberação desses recursos, o que se dá mediante apresentação de projetos pelas Caixas de Assistência, nosquais elas demonstrem a potencialidade do atendimento a todos os advogados inscritos naquela seccional”, explicou.

Além do presidente da CAA/RS, Arnaldo Guimarães e do presidente do Conselho Gestor do FIDA, Vladimir Rossi, participaram da reunião ordinária os seguintes conselheiros, presidentes de Caixas de Assistência dos Advogados: Carlos dos Santos Sousa (Região Norte); Carlos Roberto Feitosa Costa (Região Nordeste); João Vicente Montano Scaravelli (Centro-Oeste); Sidney Uliris Bortolado Alves (Região Sudeste). Presentes também os representantes do Colégio de Presidentes das Seccionais da entidade no FIDA: Florindo Silvestre Poersch, da OAB/AC; Paulo Eduardo Pinheiro Teixeira, da OAB/RN, e Francisco Anis Faiad, da OAB/MT.

Com informações do CFOAB

09/02/2009 17:00

“Respeito às prerrogativas profissionais é a defesa dos direitos do cidadão”, afirma Lamachia

09.02.2009