Home / Noticias / 24.03.2012 03:07

Em Caxias do Sul, Ordem gaúcha reúne-se com 14 subseções da região

24/03/2012 03:07

Nesta sexta-feira (23), Lamachia destacou como fundamental a realização de encontros regionais, resultado de um trabalho integrado e harmônico da entidade em todo o Estado.

O presidente da OAB/RS, Claudio Lamachia, participou, nesta sexta-feira (23), do Encontro de Presidentes das OABs da Serra Gaúcha. Também estiveram presentes o vice-presidente da entidade, Jorge Maciel; o coordenador das subseções, conselheiro seccional Luiz Eduardo Amaro Pellizzer; o secretário-geral da CAA/RS, Daniel Barreto; e a conselheira seccional Rosane Marques Ramos.

Participaram os presidentes das subseções de Caxias do Sul, Marcelo Grazziotin; Bento Gonçalves, Felipe Panizzi Possamai; Bom Jesus, José Luiz Belan; Nova Prata, Lindon Roberto Bolsoni; Farroupilha, Siliane Ariotti; Garibaldi, Claudia Brosina; Canela/Gramado, Luiz Guilherme Steffens; Guaporé, Firmino Bedin; Lagoa Vermelha, Giovani Quadros Andrigh; Lajeado, Edson Luiz Kober; São Sebastião do Caí, Marcelo Jose Machado Volkweiss; Vacaria, Otto Junior Barreto; Veranópolis, Olavo Crestani; e representando a OAB Montenegro, o ex-presidente e conselheiro subseccional Antonio Roberto da Silva Pinto.

Na ocasião, Grazziotin deu boas-vindas aos dirigentes, destacando a importância da reunião de 14 subseções da região. "Isso demonstra a união e harmonia da Serra em prol da OAB. É fundamental a realização de encontros para a integração entre as subseções mais próximas para fortalecer a advocacia regional", afirmou.

Em sua fala, Barreto apresentou números e informações para registrar o trabalho da Regional Leste da CAA/RS, inaugurada no ano passado, em Caxias do Sul. "É importante a participação das subseções para a divulgação das ações da Caixa de Assistência, pois esse apoio é que possibilita aumentar ainda mais os serviços. Em breve, serão instaladas mais unidades da CAA no Estado para que todos os advogados tenham a mesma qualidade de atendimentos da Serra", disse.

Lamachia destacou como fundamental a realização de encontros regionais, resultado de um trabalho integrado e harmônico da entidade em todo o Estado: "A verdadeira participação de integrantes da Ordem, com a interiorização, tem nos fortalecido, fazendo da Ordem uma instituição uma respeitada". Para ele, com a unidade da classe, a OAB/RS está atuando com foco nas dificuldades dos advogados no exercício da profissão, como na Caravana das Prerrogativas e na luta contra o aviltamento de honorários. "Outro tema relevante é a ética profissional, pois não podemos admitir a propaganda irregular e a captação irregular de clientes, já que os advogados devem ser os primeiros a dar exemplo na sociedade", declarou. Segundo o dirigente, ainda, a Ordem tem sido rigorosa ao suspender mais de dois mil advogados e excluir 19 profissionais dos quadros nos últimos meses. Lamachia mencionou, ainda, o projeto de regionalização da CAA/RS e da Escola Superior de Advocacia a partir dos cursos telepresenciais.

Presentes ao evento, dirigentes da Caixa Econômica Federal falaram dos benefícios disponíveis aos advogados, oferecidos através de convênio estabelecido.

Cooperativa dos Advogados

Maciel, na condição de presidente da Cooperativa de Crédito dos Advogados, ressaltou as vantagens da associação ao projeto. Na ocasião, os presidentes das OAB de Caxias, Bento Gonçalves, Garibaldi, Lajeado, Gramado, Vacaria e Lagoa Vermelha assinaram termo de adesão ao plano, visando a incentivar os advogados locais a fazerem o mesmo.

Outras pautas

Após, Grazziotin abordou a possibilidade de instalação do Tribunal de Ética e Disciplina na região da Serra. Ele lembrou que, em Santana do Livramento, durante Colégio de Presidentes da OAB/RS, foi abordada a possibilidade de interiorização do TED.

Ao falar do tema, Pellizzer salientou a importância do pleito e a necessidade de adequações para a implantação. O assunto será avaliado pelas subseções em conjunto com a seccional.

Otto Barreto ainda convidou os presentes para a inauguração da sede própria da OAB Vacaria, que acontecerá no dia 25 de abril.

Ao final, Lamachia convocou as subseções a participarem da Conferência Estadual dos Advogados, em Porto Alegre, nos dias 11, 12 e 13 de abril: "É fundamental a presença dos profissionais do Interior".

O próximo encontro dos presidentes das OABs da Serra Gaúcha será realizado no dia 04 de maio, em Garibaldi.

Em seguida, Lamachia e Pellizzer seguiram viagem a Ijuí, para participar do projeto da OAB/RS de inclusão digital dos advogados no processo eletrônico dos Tribunais e da Caravana das Prerrogativas.

24/03/2012 03:07

Em defesa das prerrogativas, audiências públicas são realizadas em Três de Maio, Santa Rosa, Giruá, Cerro Largo, São Luiz Gonzaga, Santo Ângelo e Ijuí

24.03.2012

Projeto da OAB/RS de inclusão digital dos advogados no processo eletrônico reúne TRF4, TRT4 e TJRS em Ijuí