Home / Noticias / 04.10.2010 17:56

Em discurso no TJRS, Lamachia saúda Sbravati por posse como desembargador pelo Quinto Constitucional

04/10/2010 17:56

Foto: Raiza Roznieski - OAB/RS

Na ocasião, dirigente lembrou que o advogado passou por três fases, primeiramente os conselheiros da OAB/RS o escolheram para compor a lista sêxtupla, enviada para uma nova seleção, dessa vez no TJRS, quando restaram na disputa apenas três candidatos. A decisão final coube ao Governo do Estado.

Com a presença da diretoria da Ordem gaúcha, o advogado Roberto Sbravati foi empossado, na tarde desta segunda-feira (04), desembargador do TJRS pelo Quinto Constitucional. A solenidade foi realizada no plenário Pedro Soares Munõz do TJRS (Av. Borges de Medeiros, 1565 - 12º andar).

Na cerimônia, compuseram a mesa o presidente da OAB/RS, Claudio Lamachia; o presidente do TJRS, Leo Lima; a procuradora-geral de Justiça do Estado, Simone Mariano da Rocha; representando a governadora do Estado, Yeda Crusius, o procurador-geral do Estado substituto, José Guilherme Kliemenn; e o subdefensor público-geral do Estado, Nilton Leonel Arnecke.

Iniciando os discursos, o presidente da OAB/RS, Claudio Lamachia, afirmou ser uma honra e um privilégio participar da solenidade de posse do desembargador Sbravati. “Esse é um momento de júbilo e satisfação para os advogados, pois esse homem dignificou o exercício profissional da advocacia, e certamente, pelas suas excepcionais qualidades, haverá de honrar a judicatura brasileira”, ressaltou o dirigente.

Lamachia destacou o significado do evento: “Agora, repete-se o sempre festejado ritual da democracia. Não é simplesmente um ato formal. É o ingresso de um advogado de notórias virtudes e comprovada capacidade”. Posteriormente, lembrou e reconheceu o “profícuo trabalho na Ordem, em favor da entidade e da cidadania, com elevado espírito e consciência profissional, sendo brilhante presidente da subseção de Caxias do Sul e conselheiro federal”.

Foi enaltecido ainda que o advogado passou por três fases até ser indicado desembargador do TJRS pelo Quinto Constitucional. Na primeira etapa, os conselheiros da OAB/RS escolheram a chamada lista sêxtupla, enviada para uma nova seleção, dessa vez no TJRS, quando restaram na disputa apenas três candidatos. A decisão final coube à governadora do Estado, Yeda Crusius.

Em sua posse, Sbravati destacou o momento ímpar que é assumir como magistrado do TJRS pelo Quinto Constitucional. Fez, ainda, agradecimentos a todos os que o apoiaram em toda a sua trajetória profissional. “Tenho muitos agradecimentos, principalmente à OAB/RS, pois atuando pude compreender a grandeza da instituição, que luta pelas prerrogativas profissionais e pela cidadania”.

O desembargador, ao discursar sobre sua história na advocacia, afirmou que ela sempre esteve ligada à educação. “Acredito que aprendi mais do que ensinei”, comentou sobre sua atuação como professor da Universidade de Caxias do Sul.

Prestigiaram a solenidade o vice-presidente da entidade, Jorge Maciel; a secretária-geral adjunta, Maria Helena Camargo Dornelles; os conselheiros seccionais Teresa Cristina Fernandes Moesch e Ricardo Alfonsin; o presidente da CAA/RS, Arnaldo Guimarães; e o presidente da subseção de Caxias do Sul, Marcelo Graziotin.

História na Justiça

Natural de Caxias do Sul, Roberto Sbravatti graduou-se e especializou-se em Direito pela Universidade de Caxias do Sul. Aprovado em concurso realizado pela Universidade de Caxias do Sul, em 1985, passou a exercer o magistério jurídico, tornando-se professor titular. É mestrando em Direito e concluiu as classes do doutorado pela Universidade de Buenos Aires. Foi coordenador de 1988 a 1990 e chefe do Departamento de Ciências Jurídicas da Universidade de Caxias do Sul de 1990 a 1994.  Palestrante da Escola Superior da Magistratura, da AJURIS, na área de Direito Empresarial, desde 2009/1.  Foi membro da Comissão de Ética e Disciplina e conselheiro da subseção de Caxias do Sul de 1996 a 1997. No ano seguinte, elegeu-se presidente da OAB Caxias do Sul, cargo que ocupou até 2000. Também foi conselheiro federal da OAB/RS de 2004 a 2007, presidente da Comissão de Desenvolvimento da Atividade Econômica pelo CFOAB e membro consultor da Comissão da Advocacia Pública do CFOAB de 2004/2007. Sócio da sociedade civil de advocacia, Sbravati Advogados Associados, atuou no Direito Empresarial. Exerceu a advocacia por vinte e sete anos.

04/10/2010 17:56

Dirigente da Ordem gaúcha visita subseção de Bento Gonçalves

04.10.2010

OAB/RS conquista suspensão dos prazos processuais no TJRS com vedação da publicação de Notas de Expediente