Home / Noticias / 19.10.2016 09:23

Em encontro internacional, Breier debate as regras do Processo Penal no julgamento de ações de trânsito

19/10/2016 09:23

http://bit.ly/2ek6ar7
image-galeria-0

O presidente da OAB/RS, Ricardo Breier, coordenou e palestrou, na manhã desta terça-feira (18), o painel Questões legais e fiscalização de trânsito durante a 21ª Conferência do Conselho Internacional sobre Álcool, Drogas e Segurança no Trânsito, realizado em Gramado.

É a primeira vez que o Conselho Internacional opta por realizar a conferência em um país em desenvolvimento para discutir a situação em âmbito mundial. O evento é promovido pelo Centro Colaborador em Álcool e Drogas do Hospital de Clínicas de Porto Alegre, pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul e pelo International Council on Alcohol, Drugs and Traffic Safety, que segue até esta quarta-feira (19).

Em sua manifestação, Breier debateu as regras do Processo Penal no julgamento de ações de trânsito. “O magistrado recebe o caso e decide se enquadra o caso como Crime Doloso ou Culposo. Entretanto, no Brasil as decisões são controversas em casos semelhantes”, destacou.

O dirigente pontuou que a partir de 1994 o RS vem decidindo pelo Crime Doloso ao invés do Culposo, considerando o dolo pelas circunstâncias do fato. O presidente da OAB/RS destacou ainda uma teoria da década de 40 que leva em consideração os fatos anteriores ao crime de trânsito. “Como manifestação da consciência de beber e ainda sim dirigir”, disse.

Finalizando, Breier ressaltou que a OAB/RS é a primeira seccional a ter uma Comissão de Trânsito. “Assim podemos discutir questões administrativas e legais e levar essas sugestões ao Congresso Nacional, por meio do nosso Conselho Federal, buscando mudanças nos critérios nas decisões jurídicas”, afirmou.

Também participaram do painel o representante da Abramet, Antonio Meira; o diretor do Detran/RS, Ildo Mario Szinvelski, e o representante do IGP-RS, Cleber Muller. Estavam presentes ainda os integrantes da Comissão de Trânsito da OAB/RS, Lindomar Cristiani dos Santos e Rochane Ponzi.

T2016

A conferência mundial discute os números alarmantes e aponta caminhos para possíveis soluções para a segurança no trânsito. O evento reúne os principalmente cientistas e autoridades públicas para mostrar pesquisas de ponta e políticas desenvolvidas em diferentes países. A edição brasileira é a primeira a ser realizada na América do Sul, promovendo a interação entre países onde os problemas relacionados à segurança no trânsito persistem e aqueles que possuem experiência comprovada na sua abordagem e redução.

Dados mundiais

No mundo, 1,024 bilhão de pessoas morrem no trânsito anualmente, representando mais de 3,4 mil mortes a cada dia e um custo global de acidentes girando em torno de 518 milhões de dólares/ano. Desses, em torno de 20 a 50 milhões sobrevivem com traumatismos.

Os jovens e adultos com idade entre 15 e 44 anos representam 59% das mortes no trânsito; e note-se que 92% dos acidentes de trânsito ocorrem em países em desenvolvimento, os quais representam apenas 48% da frota mundial de veículos.

 

19/10/2016 09:23



Notícia anterior

OAB/RS busca a manutenção do atendimento na unidade previdenciária de Cachoeirinha

18.10.2016
Próxima notícia

OAB/RS credencia 28 novos estagiários

19.10.2016

Principais notícias

Ver todas