Home / Noticias / 27.08.2010 05:11

Em Passo Fundo, Lamachia defende importância do voto e afirma que momento é de exigir ética da classe política

27/08/2010 05:11

Foto: Guilherme Castelli - OAB/RS

Dirigente proferiu palestra para advocacia e comunidade do município na noite desta quinta-feira (26).

Em palestra aos advogados e comunidade de Passo Fundo, na noite desta quinta-feira (26), o presidente da Ordem gaúcha, Claudio Lamachia, afirmou que a sociedade tem a obrigação de, nas eleições de outubro, demonstrar sua indignação com os atos de corrupção recorrentes, não elegendo novamente aqueles flagrados em tais situações.

No evento em homenagem à advocacia, promovido pelo jornal O Nacional no ano em que completa 85 anos, o dirigente defendeu o projeto Ficha Limpa e disse, ainda, que o voto é o principal meio da cidadania para julgar os políticos que não honraram a confiança neles depositada.

O evento foi realizado no Hotel Vila Vergueiro. No mesmo dia, Lamachia e o vice-presidente da entidade, Jorge Fernando Estevão Maciel, estiveram em Soledade, onde conversaram com os advogados do município. Em Passo Fundo, foram recebidos pela presidente da subseção, Patrícia Alovisi. O Jornal O Nacional foi representado por seu vice-presidente, Múcio de Castro Neto.

Conforme Lamachia, a impunidade atingiu níveis que não podem ser tolerados em um país em que ainda há tantos problemas básicos, como nas áreas de saúde e educação. Ele defende que os advogados devem iniciar e dar um exemplo, sendo “os multiplicadores da ética e da democracia”.

O dirigente também condenou a aposentadoria antecipada de magistrados flagrados em atos ilícitos, o que considerou uma vergonha tanto para a sociedade como para os demais juízes que trabalham com afinco para se aposentar com dignidade.

Uma saudação ao trabalho desenvolvido pela OAB/RS foi feita pelos advogados Irineu Ghelen e Fabiano Zanin. Após a palestra, o jornal O Nacional ofereceu jantar. Também estiveram presentes os presidentes das subseções de Soledade, Eduardo Gralha Silva; Espumoso, José Alberto da Silva; e Carazinho, Luciano Feldmann; a secretária-geral adjunta da CAA/RS e ex-presidente da OAB Passo Fundo, Cinara Frosi Tedesco; o conselheiro seccional César Souza; o presidente da Câmara, vereador Luiz Miguel Scheis, os juízes Lisandra Villaroel e Clóvis Guimarães de Souza; e o promotor Julio Balardin.

27/08/2010 05:11

Advogados da subseção de Soledade recebem diretoria da OAB/RS