Home / Noticias / 15.03.2014 01:17

Em Pelotas, Bertoluci reúne-se com juízes das Justiças Estadual, Federal e do Trabalho

15/03/2014 01:17

Durante a Interiorização Regionalizada da OAB/RS, realizada em Pelotas, nesta sexta-feira (14), o presidente da Ordem gaúcha, Marcelo Bertoluci, reuniu-se com juízes das Justiças Estadual, Federal e do Trabalho.

Acompanharam Bertoluci, o presidente da subseção de Pelotas, Luis Antônio Jesus de Carvalho; a secretária-geral, Jaqueline Buttow Signorini; e a tesoureira, Paula Grill Silva Pereira.

Justiça do Trabalho

Na Justiça do Trabalho, Bertoluci salientou ao juiz diretor do Foro, Frederico Russomano, que “desde 2007, a OAB/RS promove o diálogo com o objetivo de trabalhar em conjunto para buscarmos soluções para a advocacia, sempre em defesa da cidadania”.

Segundo Bertoluci, é fundamental que o PJe-JT seja implantando de forma gradual, sem açodamento, tendo como base principal a segurança processual e a atuação facilitada para o advogado. Outro ponto abordado foi a importância dos honorários de sucumbência no âmbito da JT. “Estamos próximos de incorporar, de forma definitiva no CPC, a garantia da verba de sucumbência”, afirmou.

Justiça Estadual

Na Justiça Estadual, Bertoluci foi recebido pelo juiz da 6º Vara Cível, Luiz Antônio Saud Teles. Durante o encontro, foi relatada a importância de uma relação harmônica entre a Ordem gaúcha e o Judiciário.

“Nos últimos anos, trabalhamos em parceria com o Judiciário em pautas corporativas e da cidadania. Temos a convicção que esse é o caminho para a construção de soluções para todas as demandas da cena processual”, afirmou.

Telles salientou o trabalho conjunto e a parceria com a subseção local. “O que é problema para os advogados também é um problema para os magistrados”, acrescentou.

Justiça Federal

Ao visitar o juiz da Justiça Federal, Cristiano Diniz, o presidente da Ordem gaúcha frisou a parceria com a OAB/RS durante a implantação do processo eletrônico, com cursos de capacitação e cedência de equipamentos às subseções, viabilizando a interiorização das ferramentas a todos os advogados. “O processo eletrônico visa contribuir com a celeridade da Justiça. No entanto, nenhum cidadão pode ser excluído do acesso aos seus direitos”, ressaltou.

João Henrique Willrich
Jornalista - MTB 16.715

Rodney Silva
Jornalista - MTB 14.759