Home / Noticias / 17.03.2014 19:29

Em Prestação de Compromisso, Bertoluci afirma: “os advogados têm a missão de defender a cidadania”

17/03/2014 19:29

O Auditório Guilherme Schultz Filho, no 2º andar da sede da OAB/RS, estava lotado para a Prestação de Compromisso de 53 novos advogados, que receberam suas carteiras de identidade profissional, após longa jornada para a obtenção do diploma de bacharel em Direito e dos estudos preparatórios para a aprovação no Exame da Ordem.

O evento foi realizado, na tarde desta segunda-feira (17), com as presenças do presidente da Ordem gaúcha, Marcelo Bertoluci; o diretor-geral da ESA, conselheiro seccional Rafael Canterji; a presidente da CSI, conselheira seccional Regina Pereira Soares; o presidente da Comissão Especial do Jovem Advogado (CEJA), conselheiro seccional Matheus Ayres Torres; a diretora da Revista Ad Judicia da ESA, Ana Paula Oliveira Ávila; o membro do Tribunal de Ética e Disciplina e da Comissão de Defesa, Assistência e Prerrogativas (CDAP) Douglas Barbosa Jardim; o membro da CEJA Artur Oliveira; e o membro da Comissão Especial de Precatórios, Joanes Machado da Rosa.

Na ocasião, Ana Paula, fez a saudação aos novos advogados, enfatizando o compromisso dos profissionais após o juramento. “Nós temos a missão de zelar pelo Estado de Direito e um compromisso com a moral e com a ética”.

Acompanhando a juramentista Michele Silva Gonçalves, em voz alta e com braço em riste, os novos advogados declararam-se comprometidos com o ato de “exercer a advocacia com dignidade e independência, observar a ética, os deveres e prerrogativas profissionais, e defender a Constituição, a ordem jurídica do Estado Democrático de Direito, os Direitos Humanos, a Justiça social, a boa aplicação das leis, a rápida administração da Justiça e o aperfeiçoamento da cultura e das instituições jurídicas”.

Conclamando os profissionais em início de carreira a integrarem a Ordem gaúcha, Torres ressaltou a importância da aproximação com a entidade: “Convido todos a fazer parte dos grupos de estudo da nossa comissão, a fim de compartilharmos diversas ideias para a nossa evolução profissional”.

A importância do aperfeiçoamento profissional foi destacada por Canterji, que salientou “a necessidade de capacitação como essencial para a nossa profissão”. “Neste sentido, implantamos a ESA EaD, que visa conectar todos os advogados pelo sistema de cursos via internet”, concluiu.

Na fala final, Bertoluci destacou que, a partir desse momento, os advogados têm a missão de defender os interesses da cidadania, sempre tendo a ética como um dos seus fundamentos mais importantes.

“Nesta casa, não aceitamos qualquer relativização das prerrogativas, pois isso fere a Constituição, a advocacia, a cidadania e o estado democrático. Também não podemos aceitar que o processo eletrônico implantado de forma açodada exclua o advogado da sua atividade, que é ser agente de transformação social”, concluiu.

Liziane Lima
Jornalista – MTB 14.717

17/03/2014 19:29

OAB/RS e instituições reúnem-se com TRE para tratar do voto de presos provisórios e menores infratores