Home / Noticias / 19.01.2016 16:53

Em reunião com presidente da OAB/RS, corregedor-geral da Justiça apresenta nova ferramenta do TJRS

19/01/2016 16:53

http://bit.ly/1Poqem3
Foto: Camila Cabrera - OAB/RS
image-galeria-0

A implantação do instrumento Business Intelligence (B.I.) visaanalisar e comparar os números de todas as comarcas, sendo possível identificar as carências e uniformizar as condições de trabalho de juízes e servidores das diversas comarcas do Estado.

Na tarde desta segunda-feira (18), o presidente da OAB/RS, Ricardo Breier, recebeu a visita institucional do corregedor-geral da Justiça, desembargador Tasso Caubi Soares Delabary. Na oportunidade, o corregedor apresentou os resultados da implantação de uma nova ferramenta de Business Intelligence (B.I.), que analisa, em nível macro, e compara os números de todas as comarcas, agrupadas por entrância. A partir desse sistema, é possível identificar as carências e, assim, uniformizar as condições de trabalho de juízes e servidores das diversas comarcas do Estado.

Breier destacou a iniciativa que contribui para qualificar o aproveitamento dos recursos humanos da Justiça Estadual e que visa uma melhor prestação jurisdicional. O presidente da seccional também ressaltou que a ação vai ao encontro das demandas oriundas do Colégio de Presidentes de Subseções da OAB/RS. “Atendendo deliberação do mais recente Colégio de Presidentes, realizado em Rio Grande, em setembro último, oficiamos a Corregedoria, requerendo que as transferências de magistrados e serventuários, por promoção ou remoção, somente fossem efetivadas após a definição de seus respectivos substitutos, e, a partir da utilização dessa ferramenta, essa demanda pode ser superada”, considerou.

O corregedor destacou que o cumprimento dessa política tem contribuído para destinar recursos para as comarcas que mais necessitam, evitando desperdícios e produzindo reflexos nos índices de produção. Quando da tomada de decisões administrativas, a Corregedoria vale-se dos indicadores que a ferramenta oferece. O sistema elenca as comarcas de acordo com a carga de trabalho e relaciona com a quantidade de processos ativos e com o número de servidores em atividade. Dessa forma, é possível identificar onde estão as maiores cargas de trabalho e aperfeiçoar o direcionamento dos recursos. “Os dados fornecidos pela ferramenta podem ser repassados, bastando que seja solicitado”, declarou Delabary.

“Investir em transparência, fiscalização e dinamização é indispensável para avançar na melhoria da prestação jurisdicional, e atinge diretamente a cidadania, que é a destinatária desse serviço”, considerou o presidente da Ordem gaúcha. “Esses dados serão fundamentais para visualizar a Justiça Estadual como um todo, identificando os déficits e direcionando adequadamente as demandas”, disse Breier.

Delabary ainda reforçou a importância do trabalho conjunto desempenhado pelas instituições que integram o sistema de Justiça, em prol da prestação jurisdicional e da cidadania, e saudou a assunção de Breier na presidência da seccional gaúcha.

Também participaram da reunião os juízes corregedores Ricardo Schmitt e Juliano Stumpf; a diretora-geral da ESA, conselheira seccional Rosângela Herzer dos Santos; o vice-diretor da ESA, conselheiro seccional Marcos Eberhardt; e o chefe de gabinete da presidência da OAB/RS, Julio Cezar Caspani.

Camila Cabrera
Jornalista – MTB 16.528

19/01/2016 16:53



Notícia anterior

Ação da OAB/RS contra aposentadoria dos deputados estaduais tem parecer favorável da PGR

19.01.2016
Próxima notícia

Breier reúne-se com Movimento de Justiça e Direitos Humanos

19.01.2016

Principais notícias

Ver todas