Home / Noticias / 25.09.2012 20:40

Encerrado o III Seminário Interdisciplinar de Justiça Restaurativa

25/09/2012 20:40

http://bit.ly/RW36DF
image-galeria-0

Evento que iniciou nesta segunda-feira (24) e foi concluído na noite de terça-feira (25), teve um total de cinco palestras sobre o tema.

Foi realizado na noite desta terça-feira, o segundo dia do III Seminário Interdisciplinar de Justiça Restaurativa, no Auditório da Escola Superior de Advocacia (ESA), no 8º andar da sede da OAB/RS. O encontro marcou o descerramento dos dois dias de atividades do encontro. 

Rafaela Pallamolla, que é uma das coordenadoras dos painéis, iniciou saudando a todos e retomando algumas temáticas da noite anterior. Por fim, introduziu a palestra, Juliana Tonche, que é bacharel em Ciências Sociais pela Universidade Federal de São Carlos, mestre em Sociologia pelo programa de pós-graduação em Sociologia da UFSCar, doutoranda do programa de pós-graduação em Sociologia da Universidade de São Paulo, e membro do Grupo de Estudos sobre Violência e Administração de Conflitos e do Núcleo de Antropologia do Direito.

Em sua fala, Rafaela abordou o aspecto sociológico da resolução alternativa de conflitos, tendo como exemplo as práticas restaurativas no Estado de São Paulo.

Em seguida, o próximo painelista, Mauro Gaglietti, falou sobre a mediação de conflitos e justiça restaurativa como paradigma emergente de Justiça, utilizando o caso do projeto justiça comunitária em Passo Fundo. Gaglietti é professor do curso de Direito da IMED, professor e pesquisador do Mestrado em Direito da URI, cientista político e doutor em História, professor colaborador dos cursos de Direito da FAI (SC) e da FEMA, coordena, desde 2010, a implantação do Projeto Justiça Comunitária em Passo Fundo e é o Coordenador do curso de pós-graduação em mediação de conflitos e justiça restaurativa

O último debate da noite ficou por conta do advogado Afonso Armando Konzen, que é membro do Ministério Público aposentado, professor da faculdade de Direito da FMP e coordenador do Núcleo de Estudos em Justiça Restaurativa da Escola da Magistratura. Ele discorreu sobre as práticas restaurativas na perspectiva do Programa Justiça 21.

Por último, foi realizado um debate sobre as perspectivas e os desafios da justiça restaurativa e a Casa da Mediação da OAB/RS. O tema teve como mediadores,  Daniel Achutti, professor de Direito Penal da Unilassale, doutor em Ciências Criminais pela PUC RS, advogado criminalista e membro da Comissão especial de Mediação e Justiça; e também Ricardo Dornelles, que é coordenador da Casa de Mediação e presidente da Comissão Especial de Mediação e Práticas Restaurativas da OAB/RS.

25/09/2012 20:40



Notícia anterior

OAB/RS se reúne com Corregedoria-Geral de Justiça

25.09.2012
Próxima notícia

OAB/RS realiza Prestação de Compromisso de novos advogados

25.09.2012

Principais notícias

Ver todas