Home / Noticias / 08.10.2021 19:37

ESA Cultural promove o lançamento do livro “A Matriz da Cultura Negra no Gauchismo”

08/10/2021 19:37

https://bit.ly/3oLpbJy

Na próxima quarta-feira (13), às 18h, acontece a palestra e o lançamento do livro “A Matriz da Cultura Negra no Gauchismo”, da organizadora da obra e primeira mulher negra homenageada como patrona dos Festejos Farroupilhas, Liliana Cardoso. O evento é gratuito, e os inscritos terão direito ao certificado de 2 horas-aula para acompanhamento exclusivo pelo Portal do Aluno.

A obra apresenta uma coletânea de artigos assinados por estudiosos, pesquisadores e artistas que investigaram a participação do negro na construção da identidade regional gaúcha. A palestrante, Liliana Cardoso, ao ser homenageada como patrona dos Festejos Farroupilhas 2021, optou por tornar essa gestão um espaço propositivo para a discussão desse tema, que ela considera urgente e central. É a primeira mulher negra homenageada, e ela congrega três movimentos: do negro, da mulher e do tradicionalismo.

O evento faz parte do Projeto ESA Cultural e será transmitido pelo Portal do Aluno e pelo canal do YouTube da ESA/RS. Inscreva-se clicando aqui.

A abertura será realizada pela diretora-geral da ESA/RS, Rosângela Herzer dos Santos, e pela diretora cultural da ESA/RS, Cristiane da Costa Nery. Serão responsáveis pelo debate acerca do tema a presidente da Comissão da Igualdade Racial da OAB/RS (CIR), Karla Meura, e o presidente da CIR da Subseção de Montenegro, Leonardo Franco.

ESA Cultural

Os advogados e as advogadas que tiverem interesse em divulgar as suas obras literárias ou atividades culturais devem enviar um e-mail para: esacultural@oabrs.org.br. O Projeto ESA Cultural também está aberto para colaboradores de outras áreas que queiram participar.

08/10/2021 19:37



Notícia anterior

Conquista da OAB/RS: TJRS implementa cadastro para administradores judiciais em processos de falência e recuperação judicial

07.10.2021
Próxima notícia

ESA Cultural promove evento para lançamento do livro “Políticas públicas e os ODS da Agenda 2030”

11.10.2021

Principais notícias

Ver todas