Home / Noticias / 11.10.2021 14:10

ESA Cultural promove evento para lançamento do livro “Políticas públicas e os ODS da Agenda 2030”

11/10/2021 14:10

https://bit.ly/3oVC7N8

O Projeto ESA Cultural realizará, no próximo dia 19, às 19h, um webinário para oficializar o lançamento do livro “Políticas Públicas e os ODS da agenda 2030”, das autoras Ana Warpechowski, Heloísa Antonacio e Sabrina Nunes. O evento será transmitido via Portal do Aluno e também pelo canal oficial da ESA/RS no YouTube. As inscrições, que garantem um certificado de 2 horas-aula, podem ser feitas clicando aqui.

A inédita obra literária trata, em seus 27 capítulos e mais de 500 páginas, da interconexão que existe entre as políticas públicas e todos os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU), por meio da apresentação de casos concretos, relatos de experiências, análises de programas governamentais e exposições sobre as normas e os institutos relacionados com os temas. Além disso, o livro também criou uma rede de profissionais nacionais e internacionais, comprometidos com a cooperação e a busca por um mundo melhor. Ao todo, 48 autoras colaboraram para a criação da obra.

“Em novembro do ano passado, nós três [Ana, Sabrina e Heloísa] pensamos em fazer um livro tratando de alguns dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030 e criar uma rede de mulheres que trabalham em instituições públicas, privadas e acadêmicas que pudessem escrever sobre as suas experiências práticas e teóricas. E em pouco tempo, após o envio do convite para algumas potenciais autoras, já tínhamos o material adequado para a criação da obra. Portanto, esse livro representa a possibilidade de unir esforços para que a sustentabilidade, nos seus três pilares que envolvem o ambiental, o social e a governança, seja compreendida e praticada pelos leitores dos setores público e privado e, quiçá, por todas as pessoas”, afirma Ana, ao relatar sobre a criação da obra.

Ana também aproveitou para falar a respeito da importância da construção do livro e sobre a sua finalidade no cenário em que está inserido. “Ele chegou em boa hora, pois é a primeira obra nacional a fazer a vinculação entre as políticas públicas e os 17 ODS da Agenda 2030. Isso significa que poderá servir de referencial teórico e/ou material didático para o aprendizado e o desenvolvimento das atividades no cotidiano jurídico”, disse.

Por fim, Ana enalteceu o espaço cedido pelo Projeto ESA Cultural à obra. “Esse evento, ainda que virtual, mostra a possibilidade de darmos continuidade às parcerias, valorizando as advogadas públicas e privadas que fazem parte do livro e, ao mesmo tempo, recepcionando todas aquelas que são de outras áreas e que poderão contribuir com o seu conhecimento de uma forma sistêmica, em um ambiente no qual todos saem ganhando, inclusive os leitores, advogados, advogadas e o público que irá assistir ao lançamento”, concluiu.

Além das autoras, também prestigiarão o evento os seguintes nomes: Rosângela Herzer dos Santos, diretora-geral da ESA/RS; Cristiane da Costa Nery, diretora-cultural da ESA/RS; e Juarez Freitas, presidente do Comitê de Advocacia Digital da OAB/RS.

ESA Cultural

Os advogados e as advogadas que tiverem interesse em divulgar as suas obras literárias ou atividades culturais devem enviar um e-mail para: esacultural@oabrs.org.br. O Projeto ESA Cultural também está aberto para colaboradores de outras áreas que queiram participar.

11/10/2021 14:10



Notícia anterior

ESA Cultural promove o lançamento do livro “A Matriz da Cultura Negra no Gauchismo”

08.10.2021
Próxima notícia

Eleições da OAB/RS 2021: advocacia deve regularizar sua situação financeira até o dia 22 de outubro

11.10.2021

Principais notícias

Ver todas