Home / Noticias / 17.03.2021 17:38

ESA/RS abre inscrições para os 34 Grupos de Estudos, ofertados pela Escola e pela CJA

17/03/2021 17:38

A Escola Superior de Advocacia da OAB/RS (ESA/RS), juntamente com a Comissão do Jovem Advogado da OAB/RS (CJA), abre, nesta sexta-feira (19), inscrições para advogados e advogadas, bem como para estagiários com inscrição na Ordem Gaúcha e público em geral, que queiram participar dos Grupos de Estudos da ESA/RS e CJA.

Os Grupos de Estudos debatem temas como direito e gênero, direito e relações raciais, criminologia, processo civil, direito das famílias e da empresa, direito digital, dentre outros, com encontros quinzenais que ocorrerão em salas virtuais através da plataforma Zoom, a partir do dia 5 de abril. As vagas são limitadas, os interessados devem realizar as inscrições pelo Portal do Aluno da ESA/RS, a partir das 13h, mesmo os participantes inscritos anteriormente devem realizar nova inscrição.

Em 2020 a ESA/RS ofertava 30 Grupos de Estudos, a partir da grande procura por novos debates, para 2021, foram criados 4 novos grupos, que são: Grupo de Estudos de Práticas Sistêmicas, Grupo de Estudos Direito de Seguros, Grupo de Estudos Direito Bancário e Grupo de Estudos Direito Digital.

Taxa de Inscrição

Até 2020, os inscritos enviavam como forma de inscrição doações de alimentos e materiais de higiene. Com a pandemia e o isolamento devido à Covid-19, a Escola e os Grupos de Estudos estudaram uma forma de manter o trabalho de assistência através da cobrança em dinheiro, mas após reunião, a Diretoria da ESA/RS decidiu, neste momento,  manter a gratuidade dos grupos, e, ao longo dos encontros, serão feitas ações assistenciais dentro de cada grupo de estudo.

Neste ano, será permitida a participação dos interessados em apenas um Grupo de Estudo para que possamos oportunizar o maior número de advogados e advogadas inscritos.

A diretora-geral da ESA/RS, Rosângela Herzer dos Santos, ressalta a satisfação da Escola ter uma parceria tão fortalecida com a CJA, que faz com que seja possível, assim, cumprir o seu papel de aprimoramento com todos aqueles advogados e advogadas que querem desenvolver ainda mais conhecimento nessas diversas áreas ofertadas.

“Estamos felizes por oferecer esse espaço para a categoria e contribuir com a pesquisa, com o estudo, e, com esse incentivo que a Escola proporciona, abrir esse espaço para todos os interessados nas 34 áreas disponibilizadas. Os Grupos de Estudos têm esse papel de proporcionar uma advocacia ainda melhor e mais preparada, e nesse momento, em que vivenciamos, de pandemia e isolamento, a ESA se torna mais virtual para alcançar toda a advocacia gaúcha”, salienta.

A diretora de cursos permanentes da ESA/RS e coordenadora dos Grupos de Estudos, Fernanda Correa Osorio, destaca a importância dos encontros e a significância dos temas debatidos para a sociedade em geral: “Os grupos de estudos permitem que discussões sobre temas relevantes para o Direito, sob o enfoque prático e teórico, conduzidas por moderadores e moderadoras com destaque acadêmico e profissional, sejam realizadas pela advocacia em todo o nosso Estado, através da utilização dos recursos tecnológicos pela Escola. Sem dúvida, é o alcance desta atividade que potencializa o debate de temas de grande importância para a advocacia e para a sociedade”.

O presidente da CJA, Antonio Zanette, ressalta que os grupos de estudos online são o pulmão da OAB, havendo uma enorme facilidade gerada pelo mundo tecnológico para a advocacia: "Um dos principais aspectos é o fato de que os colegas estudam dentro de suas casas, de seus escritórios, através do computador ou celular, via plataforma, não sendo necessário deslocamento ou tempo. Além disso, os advogados e as advogadas poderão se comunicar simultaneamente com colegas de todo o Rio Grande do Sul, contribuir e trocar informações a respeito de várias áreas candentes do Direito, de novas mudanças na legislação, precedentes, doutrinas e costumes locais".

Confira a lista dos grupos abertos:

Direito Ambiental
Direito Bancário - NOVO
Direito Digital - NOVO

17/03/2021 17:38

Presidente da OAB/RS encaminha demandas da advocacia em reunião com Banco do Brasil

17.03.2021

OAB/RS informa: Justiça Federal de primeiro grau da 4ª Região implementa balcão virtual

18.03.2021