Home / Noticias / 17.03.2021 16:27

Presidente da OAB/RS encaminha demandas da advocacia em reunião com Banco do Brasil

17/03/2021 16:27

Assim como ocorreu na tarde de ontem (16) com representantes da Caixa Econômica Federal, o presidente da OAB/RS, Ricardo Breier, reuniu-se nesta quarta-feira (17) com o gerente geral de agência do Banco do Brasil, Leonardo Bilibio. O motivo do encontro ocorrido por videoconferência também foi o ofício enviado pela seccional gaúcha ao BB na última semana.

Durante o encontro, o presidente da seccional encaminhou algumas demandas da advocacia gaúcha em relação às operações bancárias do BB no sistema judiciário. Entre elas, destacam-se a possibilidade de redução das taxas de TEDs cobradas pelo banco nos pagamentos de alvarás, bem como a utilização do alvará eletrônico no futuro e o aprimoramento do atendimento à advocacia.

De acordo com Breier, após o envio dos ofícios, a Ordem gaúcha está buscando conversar pessoalmente com os bancos para formar soluções coletivas, tanto para a advocacia, quanto para a sociedade. “É através de um diálogo aberto e efetivo que vamos resolver as eventuais demandas que o banco pode atender dentro de suas incumbências e melhorar sua prestação de serviços na Justiça”, falou.

Leonardo explicou que existe, sim, a possibilidade de reduzir o valor das taxas de transferências. “A demanda das TEDs é complemente legítima. Entendo o posicionamento dos advogados, visto que em causas menores a taxa cobrada acaba sendo mais significativa. Acredito que podemos alcançar uma maior facilidade”, disse. O gerente do BB também observou que a questão do alvará eletrônico é um caso de tecnologia que precisa ser resolvido com os tribunais. “Os sistemas do banco e do tribunal precisam se comunicar entre si, e isso envolve um processo de testes e aprimoramento que estamos iniciando na Justiça do Trabalho e queremos levar adiante nos âmbitos Federal e Estadual”, contou.

O presidente da Ordem gaúcha afirmou que deve conversar com os tribunais sobre o tema para que logo o alvará eletrônico seja uma realidade no sistema judiciário gaúcho. “Fico muito contente com a disposição demonstrada aqui pelo Banco do Brasil, tenho certeza que vamos evoluir de forma colaborativa”, declarou ao final da reunião. O presidente da Comissão Especial de Seguridade Social da OAB/RS (CESS), Tiago Kidricki e o assessor da presidência da seccional, Rodrigo Machado, também participaram da videoconferência.

17/03/2021 16:27

Presídio Regional de Bagé suspende acesso presencial até fim de março

17.03.2021

ESA/RS abre inscrições para os 34 Grupos de Estudos, ofertados pela Escola e pela CJA