Home / Noticias / 12.08.2021 14:41

ESA/RS e CESPC promovem evento em conjunto sobre inovação na área de seguros

12/08/2021 14:41

No intuito de ampliar os diálogos sobre o contexto de inovação tecnológica nas áreas de negócios e de economias aplicadas ao mercado de seguros, na tarde desta terça-feira (10) foi realizado o webinário “Novas Tecnologias e Seguros”. O encontro, fruto da parceria entre a Escola Superior da Advocacia (ESA/RS) e a Comissão Especial de Seguros e Previdência Complementar da OAB/RS (CESPC), trouxe reflexões importantes ligadas à matéria, com a presença de profissionais e estudiosos do assunto.

Durante a abertura, a coordenadora do evento, Jaqueline Wichineski, proferiu agradecimentos à Escola e aos convidados, e salientou a importância de haver espaços de debate uma vez que inovação na área já é uma realidade e as empresas precisam trabalhar com vistas à adequação necessária. “Há uma constante inovação exigida no mercado, uma vez que mudanças sociais, tecnológicas e regulatórias estão revolucionando o modo de se conectar e a adequação dos segurosnão fica de fora desse contexto”, afirmou.

O presidente da CESPC da OAB/RS, Ricardo Einsfeld Villar, esteve presente mediando o encontro e afirmou que o momento é de aproximação entre as seguradoras e os segurados. “Este cenário, somado à chegada das novas tecnologias, tão impactantes em nosso cotidiano, salienta temas importantes e difíceis de tratar, como o direito a não divulgação de dados. Precisamos manter um diálogo constante da matéria”, observou.

A ocasião contou com a presença dos seguintes palestrantes: Angélica Carlini, doutora em Direito Político e Econômico, pós-doutora em Direito Constitucional e vice-presidente do IBDCONT e Thiago Junqueira, doutor em Direito Civil pela UERJ, mestre em Ciências Jurídico-Civilísticas pela Universidade de Coimbra. Ambos apontaram as principais características da aplicação das novas tecnologias na área dos seguros, alinharam pontos positivos e os negativos e acentuaram a importância de garantir a proteção de dados dos consumidores e das empresas diante das mudanças.

“Não há espaço para defesa da não aplicação das novas tecnologias. O que se espera é uma adequação a esse cenário que garanta um patamar mínimo de proteção aos consumidores e aos seguradores. É preciso haver um aumento da transparência do segurador em relação aos dados coletados e a sua utilização, um incentivo à diversidade nas empresas, conscientização dos consumidores em relação aos seus direitos, bem como o aprimoramento de canais dos canais de comunicação disponíveis”, pontuou Junqueira.

Para assistir à íntegra do evento no canal da ESA/RS no YouTube, clique aqui. Você também pode acompanhar o webinário pelo vídeo abaixo

12/08/2021 14:41

Direito Previdenciário, de Família e Penal são abordados em evento realizado pelo Projeto ESA Interação

12.08.2021