Home / Noticias / 29.03.2022 18:11

ESA/RS e subseção de Bagé promovem a I Jornada Gênero e Intersecções

29/03/2022 18:11

https://bit.ly/3IQdsjl
image-galeria-0

Nos dias 13 e 14 de abril, às 19h, a Escola Superior de Advocacia (ESA/RS) da OAB/RS, juntamente com a subseção de Bagé, promove a “I Jornada Gênero e Intersecções da Região da Campanha”. O objetivo do evento é reunir a advocacia, a academia e a sociedade em geral para debater as temáticas de gênero, e principalmente nas questões relativas à mulher na sociedade contemporânea e os múltiplos papéis que ela desempenha.

A jornada tem, também, como objetivo ampliar e aprimorar o conhecimento, bem como, incentivar a pesquisa científica em torno da temática de gênero. No primeiro dia do evento serão abordados os temas “O papel da mulher branca na luta antirracista” e “O papel da educação na prevenção da violência intrafamiliar contra a mulher”.

No segundo, haverá uma mostra de trabalhos com o tema “Mulheres e Intersecções”. Os resumos tratarão da mulher na sociedade, um tema amplo e que pode ser associado a diversas outras temáticas. Os autores dos 10 melhores resumos serão convidados a transformá-los em artigos para compor um e-book da “I Jornada Gênero e Intersecções da Região da Campanha”.

O evento terá valor único de R$ 15,00, com certificação de 4 horas-aula para os inscritos. A transmissão será exclusiva pelo Portal do Aluno, clique aqui para realizar a sua inscrição.

A presidente da Comissão da Mulher Advogada (CMA), Márcia Schwantes, destaca a relevância de eventos que possam debater o tema a cerca do gênero: “as mulheres estão em busca de igualdade na sociedade e a Comissão da Mulher tem esse papel, de debater e buscar soluções para que não exista mais violência de gênero".

Já a presidente da CMA da subseção de Bagé e organizadora do evento, Maria Victória Pasquoto de Freitas, aponta que a advocacia faz um papel importante na sociedade e temas como estes agregam conhecimento e propõem a reflexão. “O evento busca a integração e expansão de conhecimentos, por isso a importância da participação da academia também”.

Maria Victória destaca ainda que mesmo com os avanços nas questões de direitos das mulheres, ainda vivemos em uma sociedade extremamente desigual, seja em questões financeiras, raciais ou de gênero. “Com a realidade que enfrentamos devemos debater e revisitar assuntos como o machismo e o patriarcalismo cultural. Além disso, é necessário tratar da temática da mulher não só como vítima de violência, mas também sobre os aspectos da educação, da economia e da autonomia”, ressalta a organizadora.

Submissão de trabalhos

Os resumos deverão ser submetidos até o dia 11/04 para o e-mail ijornadagenerocma@gmail.com com o assunto “Mulheres e Intersecções”

Os trabalhos deverão ter de 3 a 5 páginas e conter título, problema de pesquisa, objetivos, metodologia e resultados preliminares.

Acesse clicando aqui o modelo de resumo.

Serviço
I Jornada Gênero e Intersecções da Região da Campanha
Data: 13 e 14/04
Horário: das 19h às 21h
Transmissão on-line via plataforma Zoom
Clique aqui para se inscrever.

Acompanhe também pelo InstagramFacebook e Twitter e fique por dentro dos eventos e cursos realizados pela ESA/RS

29/03/2022 18:11



Notícia anterior

Claudio Lamachia publica artigo sobre fixação dos honorários dos advogados

29.03.2022
Próxima notícia

Após manifestação da Ordem gaúcha, relator retira pontos inconstitucionais do PL sobre o pagamento das perícias médicas judiciais

29.03.2022

Principais notícias

Ver todas