Home / Noticias / 03.06.2022 18:32

ESA/RS, em parceria com IBCCRIM, promove Seminário para debater Intersecção, Violência e Raça a partir da perspectiva do Direito Penal e Direitos Humanos

03/06/2022 18:32

https://bit.ly/3PZ9LwF

A Escola Superior de Advocacia (ESA/RS) da OAB/RS, em parceria com o Instituto Brasileiro de Ciências Criminais (IBCCRIM), realiza o IV Seminário Intersecção, Violência e Raça, que conta com o apoio do Instituto Transdisciplinar de Estudos Criminais (ITEC) e da Escola de Direito da Unisinos.

O evento será transmitido através da plataforma ZOOM, na próxima quinta-feira (09/06), das 9h às 20h. As inscrições, que são gratuitas, podem ser feitas pelo Portal do Aluno. Quem assistir pela plataforma, receberá um certificado de 11h horas-aula. Os interessados também podem assistir pelo canal de YouTube da ESA/RS, porém sem a certificação.

O Seminário que está em sua 4ª edição, busca debater temas que transversalizam  a Intersecção, Violências e Raças, a partir da perspectiva do Direito Penal e Direitos Humanos. Para os organizadores, Fernanda Osorio, diretora de cursos permanentes da ESA/RS e Rodrigo de Camargo e Camile Lima, do IBCCRIM, o Seminário tem se mostrado uma importante ferramenta de letramento racial à disposição da advocacia brasileira e demais atores do Judiciário.

O evento abordará temas como Crimigração; Povos Originários; Violência contra a população LGBTQIA+; Música e Resistência; Processo Penal e Estratégias Antirracistas e Crime, Pena e Religião. Os temas serão abordados sempre tendo o racismo e outras formas de violências como eixo transversal de abordagem.

Fernanda Osorio aponta que o Seminário tem o papel de pautar temas e debates acerca de políticas afirmativas e de inclusão. “Será um grande evento, com temas importantes, buscando refletir sobre as desigualdades, especialmente daquela parcela da população que é historicamente marginalizada”.

Rodrigo e Camile destacam ainda que o Seminário é transformador, um efetivo espaço de letramento racial, não apenas para a advocacia, mas em todas as instâncias da nossa sociedade. “Por isso, convidamos todos os advogados e advogadas que participem. É muito importante que as pessoas se disponham a ouvir, e as intervenções as tocarão e as farão refletir um pouco sobre suas responsabilidades como agentes transformadores de uma necessária mudança”.

Programação

9h – Abertura
Rolf Madaleno – ESA/RS
Fernanda Correa Osorio - ESA/RS
Marina Pinhão – IBCCRIM
Clarisse Beatriz da Costa Söhngen - IBCCRIM

10h – Crimigração
Ana Luiza Zago
Karina Quintanilha
Mediação: Camile Lima

11h – Música e Resistência
Ana Nazário
Raphael Brasil
Rafael “Rafuagi” Diogo dos Santos
Mediação: Dinéia Anzillero

14h30 – Crime, Pena e Religião
Marçal Carvalho
Renato Dornelles
Tatiana Sager
Mediação: Camile Lima

15h30min – Povos Originários
Daniele Osório
Alessia Tuxã
Mediação: Rodrigo de Oliveira Camargo

17h30min – Criminalização da Homofobia e Transfobia e Violência contra a População LGBTQIA+
Issac Porto
Clara Masiero
Marcelly Malta
Mediação: Tamires de Oliveira Garcia

19h – Processo Penal e Estratégia Antirracista
Luiz Gabriel Batista Neves
Camila Garcez
Mediação: Leandro Soares

Acompanhe também pelo InstagramFacebook e Twitter e fique por dentro dos eventos e cursos realizados pela ESA/RS

03/06/2022 18:32



Notícia anterior

Nesta semana, Lamachia percorrerá 3.500 km em encontros com a advocacia gaúcha

03.06.2022
Próxima notícia

OAB/RS requer TED no eproc da Justiça Estadual

03.06.2022

Principais notícias

Ver todas