ESA/RS promove o evento Legal Design & Inovação – Reinventando a Prática Jurídica
28/11/2019 17:44
Na tarde quinta-feira (21), a Escola Superior de Advocacia da OAB/RS (ESA/RS) realizou o evento Legal Design & Inovação – Reinventando a Prática Jurídica. O evento ocorreu no OAB/RS Cubo.
A diretora-geral da ESA/RS ressaltou a importância de eventos que possam capacitar a advocacia gaúcha, inclusive em áreas que possam complementar os conhecimentos jurídicos: “Nós queremos, cada vez mais, capacitar as advogadas e aos advogados, cumprindo o nosso papel institucional de qualificar a advocacia gaúcha”.
A advogada Luciana Anaralde, ressaltou que a palestra de Guilherme Leonel foi extremamente interessante porque introduz o novo profissional do direito à temática do Design Thinking, que nada mais é do que um método de pensamento mental, voltado ao ser humano e que visa à solução de problemas pelo processo de empatia. “Precisamos difundir esse conceito no direito, especialmente em termos de acesso à justiça e a ordem jurídica justa. Como bem pontuou o palestrante, o processo de design thinking é composto por etapas, e o objetivo final é o de desenhar negócios jurídicos de forma simples, funcional e que resolva as dores do usuário. Afinal, tanto os operadores do direito, quanto os jurisdicionados desejam usufruir de uma justiça mais humana, simples e funcional. Excelente evento, totalmente conectado com a nova realidade do Direito e com as necessidades dos profissionais da área jurídica”.
O palestrante Guilherme Leonel ressaltou, em sua palestra, que o mundo está passando por profundas transformações, e o Direito não fica pra trás. Justamente em função de sua relevância na sociedade é que ele será significativamente impactado pelas mudanças digitais e culturais. “Novas tecnologias para automatizar documentos, buscas inteligentes e análises preditivas são algumas das ferramentas que começam a habitar escritórios e departamentos jurídicos. No entanto, a maior mudança deve ser no comportamento do profissional do Direito. Adquirir e aprofundar habilidades sócio-emocionais se tornam cada dia mais relevante”.
Leonel ainda ressalta: “Trabalhar em grupo, colaboração, pensamento crítico e criatividade são algumas dessas chamadas soft skills, que serão cada vez mais consideradas e reconhecidas nos advogados. Eu acho que compreender que o mundo está mudando e, que se deve ser pró ativo nesta jornada são a grande virada de chave”.
Texto e Fotos: João Vítor Pereira
Assessoria de Comunicação OAB/RS
(51) 3287-1821/1867
28/11/2019 17:44