Home / Noticias / 23.12.2020 17:16

ESA/RS realiza prestação de contas e apresenta ações da Escola durante a pandemia

23/12/2020 17:16

Na última sexta-feira (18), foi realizado o quarto Colégio de Presidentes de Subseções da gestão 2019-2021 com a prestação de contas das diretorias da OAB/RS, CAA/RS e ESA/RS em relação às ações realizadas em 2020. O encontro contou com a presença dos presidentes e representantes das 106 subseções da Ordem gaúcha.

Com a volta e aumento de contágio do novo Coronavírus, o presidente da OAB/RS, Ricardo Breier, apontou que no momento tudo indica que em 2021 as restrições e dificuldades impostas pela pandemia deverão ser mantidas. Segundo Breier, será fundamental manter um trabalho atuante e ainda mais dedicado: “Precisamos manter o sistema unido. Seguiremos vivendo tempos complexos, com turbulências e incertezas. Neste sentido, queremos a Ordem gaúcha ainda mais coesa e participativa”, frisou Breier.

A diretora-geral da Escola Superior da Advocacia (ESA), Rosângela Herzer dos Santos, ressaltou que, nas primeiras semanas pós-declaração de pandemia, o trabalho foi o de organizar condições técnicas para começar a oferecer cursos e atividades de qualificação: “Após o tempo inicial de planejamento e adequação das estruturas, iniciamos uma série de atividades, cursos e ações para a qualificação da advocacia e pudemos compartilhar conhecimento com mais de 86 mil participantes ao longo do ano”, destacou.

Mudanças e ações da ESA/RS na pandemia:
- Criação do canal da ESA no Youtube em junho de 2020;
- Aquisição de salas virtuais;
- Agendamento de livros pelo telefone para retirada;
- Aumento de vagas nos grupos de estudos;
- Maior participação de advogados e advogadas de outros Estados;
- Redução de custos em diversos cursos disponibilizados.

Números da ESA/RS:
- 5 cursos/eventos concluídos antes da pandemia;
- 13 cursos de idiomas;
- 26 cursos-reprises EAD;
- 58 cursos de aperfeiçoamento e palestras virtuais;
- Total de 49.672 inscritos – nos quatro itens anteriores.
- Parceria entre a ESA e FMP propiciou à advocacia 12 cursos de pós-graduação, e com a UNISC, 8 cursos de pós-graduação.

Período de pandemia:
- Foram realizados 71 eventos no YouTube e Instagram e contaram com 19.292 participações;
- 14 cursos de aperfeiçoamento com 1870 inscritos
- 10 eventos em parceria com a AASP (webinar) e telepresenciais = 2.578 inscritos;
- 10 cursos de extensão ESA/UNISC – EAD = 2.847 inscritos;
- Grupo de Estudos em diversas áreas do direito contou com 2093 participantes, havendo um aumento de 300% em relação aos inscritos de 2019;
- Em 2020 foram lançados 4 e-books disponíveis para download gratuitamente.

23/12/2020 17:16

OAB/RS vistoria condições de presídio em Canoas

22.12.2020

Diretoria da OAB/RS realiza encontro Virtual com os colaboradores das 106 subseções