Escola da OAB/RS participa do XX Encontro da Escola Nacional de Advocacia e das ESAs
12/05/2015 18:10
No evento, foi lançada a campanha “Cruzada pelo Novo CPC”, que guiará a atuação das instituições em 2015. A ESA gaúcha já iniciou a qualificação dos advogados sobre novo texto.
A Escola Superior da Advocacia da OAB/RS (ESA) participou do XX Encontro Nacional da Escola Nacional de Advocacia e das ESAs. O evento foi realizado na última semana, em Aracaju (SE), e contou com representantes de todo o país. Na ocasião, foi lançada a campanha “Cruzada pelo Novo CPC”, que guiará grande parte da atuação das escolas neste ano.
Representado o diretor-geral da ESA, Rafael Canterji, o diretor de cursos não presenciais da instituição, Eduardo Barbosa, participou do evento. Segundo ele, é essencial a presença de todas as Escolas do Brasil, pois estas são parte integral na formação dos advogados. “Como braço cultural das OABs, é de absoluta importância que possamos alinhavar estratégias para que toda a advocacia se adapte ao Novo CPC e às conquistas que este traz”, considerou Barbosa.
Para Barbosa, a capacitação para o Novo CPC é fundamental para que as conquistas do código tragam rápida resposta e benefícios para a classe. “Férias forenses; vedação da compensação de honorários; contagem de prazos em dias úteis; natureza alimentar dos honorários; e do fim do parágrafo 4º do artigo 20 do atual CPC são compromissos assumidos pela Ordem gaúcha, ainda em 2007, por Claudio Lamachia, e que hoje são conquistas extraordinárias para nossa classe”, ressaltou.
Conforme o diretor-geral da ENA, Henri Clay Santos Andrade, o novo CPC “parte de uma nova filosofia, cujo objetivo central é trazer maior simplicidade e rapidez ao processo e combater histórica deficiência do Poder Judiciário de demora na resolução de conflitos”. Segundo ele, a comunidade jurídica tem de estar preparada para contribuir para uma prestação jurisdicional eficiente.
Sobre a “Cruzada pelo Novo CPC”
Acampanha “Cruzada pelo Novo CPC” busca que todas as ESAs realizem ao longo de 2015 cursos de atualização, seminários, congressos, palestras e debates para o novo código. O objetivo, segundo o diretor-geral da ENA, é que capacitar os profissionais para que estejam efetivamente preparados e conhecedores das novas regras.
Antecipando a resolução, a ESA e a OAB/RS vêm promovendo debates e eventos sobre o tema. Já foram realizados cursos sobre a mediação frente às novas regras e debate sobre as inovações no novo texto. Além disto, o curso de atualização para o Novo CPC da ESA gaúcha já conta com mais de 1.500 participantes. Com renomados palestrantes, iniciou nesta segunda-feira (11) e se estende até 26 de outubro. As inscrições seguem abertas e podem ser realizadas acessando aqui.
Vítor Rosa
Assistente de Jornalismo
12/05/2015 18:10