Home / Noticias / 22.06.2021 17:35

Eventos 2021: OAB/RS gera qualificação e conhecimento ao alcance de todos

22/06/2021 17:35

Devido ao compromisso com a difusão de conhecimento para a advocacia e a sociedade em geral, a OAB/RS realizou 81 eventos online entre janeiro e junho de 2021. Todo este conteúdo está à disposição de todos, gratuitamente, no canal do YouTube da Ordem gaúcha. Neste primeiro semestre do ano, os eventos, as palestras, os debates e os atos oficiais somaram mais de 90 mil visualizações na plataforma.

Passado o período inicial de adaptação do presencial para o online, as novas ferramentas de organização e a transmissão dos eventos, das palestras e dos debates, já são uma realidade consolidada na instituição. A virtualização dos conteúdos, antes restritos aos espaços físicos, permitiu uma disseminação muito maior do material produzido pelas comissões e pela diretoria da seccional gaúcha, possibilitando, inclusive, o acesso posterior aos vídeos.

Números do YouTube*

O canal da OAB/RS no YouTube passou a ser uma grande fonte de conhecimento, um meio de compartilhamento de experiências dentro da advocacia, além de trazer a democratização de debates atuais. Através dele, os eventos são transmitidos ao vivo e depois ficam gravados no canal. Dessa forma, o público interessado pode acessar o conteúdo a qualquer momento, de qualquer lugar.

Os números comprovam essa mudança e a adaptação da advocacia gaúcha. Desde março de 2020, o canal obteve um aumento de mais de 400% no número de inscritos. Neste primeiro semestre de 2021, houve mais de 90.618 visualizações nos vídeos e 2.100 novos inscritos. Os números apresentam constante crescimento: em março houve 14.693 visualizações, em abril 22.071 e em maio, 28.335. Nestes primeiros meses do ano, já foram 10.804 horas de exibição do conteúdo disponível. O alcance no período foi de 651.597.

Em um ano, quando a OAB/RS iniciou as transmissões pelo YouTube, os mais diversos temas já foram abordados: as transformações digitais, a defesa das prerrogativas, a reabertura da justiça, entre outros inúmeros assuntos relacionados às temáticas de cada comissão.

O presidente da OAB/RS, Ricardo Breier, ressalta o trabalho realizado pelas comissões e o empenho para que, mesmo com a pandemia do Coronavírus, a instituição se mantivesse ativa e desempenhando seu papel: “O online tem nos permitido atingir advogados e advogadas que não atingiríamos de forma presencial, o que acabou sendo uma maneira de nos aproximar mais em tempos tão difíceis. Agradeço à dedicação dos membros de todas as comissões, por se incorporarem ao espírito tecnológico e darem continuidade ao trabalho. O sucesso de público comprova a qualidade do conteúdo que é produzido e a responsabilidade desses homens e dessas mulheres de Ordem”, ressaltou.

A secretária-geral adjunta e coordenadora das comissões da seccional gaúcha, Fabiana da Cunha Barth, ressalta o protagonismo da instituição: “A OAB/RS deve estar atenta às importantes questões institucionais e sociais das mais variadas ordens, que vêm se colocando, especialmente num período de pandemia, sendo atuante e propositiva no enfrentamento das grandes dificuldades”, destaca.

“A adaptação ao modelo virtual de realização de eventos, não só das comissões, mas de toda a seccional, e, especialmente sua disponibilização para além do modelo ao vivo no canal do YouTube da OAB/RS, possibilitou a ampliação do alcance das vozes da entidade e também o retorno de quem nos acompanha. Isso qualifica a atuação da seccional, num movimento que certamente nos conduz ao aprimoramento da atuação institucional, ainda que o momento seja de crise”, pontua Barth.

Você pode conferir a agenda de eventos da próxima semana aqui, assim como ter acesso aos eventos da semana que passou. E, claro, acesse a qualquer hora o canal da OAB/RS no Youtube.

*informações atualizadas em 18/06/2021.

22/06/2021 17:35

CEDSG irá debater a crise constitucional no Brasil e a violação dos direitos fundamentais da população LGBTI

21.06.2021

Diretoria da ESA/RS apresenta ações da Escola da gestão 2019-2021 no V Colégio de Presidentes de Subseções