Home / Noticias / 16.03.2023 18:21

Força institucional: pela primeira vez, OAB/RS participa da mesa de abertura da Assembleia de Verão da Famurs

16/03/2023 18:21

A Ordem gaúcha preza pela relação e diálogo constante com as entidades representativas da sociedade por compreender a importância das parcerias institucionais em prol dos interesses da advocacia e da cidadania. Nesse contexto, o presidente da OAB/RS, Leonardo Lamachia, esteve presente na solenidade de abertura da Assembleia de Verão 2023 da Federação das Associações de Municípios do Rio Grande do Sul (Famurs). O evento ocorreu na manhã da terça-feira (14), na Sociedade Amigos do Balneário Atlântida (SABA), em Xangri-Lá.

O evento reuniu gestores municipais de todo o Rio Grande do Sul, o governo do estado e demais autoridades para debater o futuro e o desenvolvimento dos municípios gaúchos. A Assembleia deste ano teve como tema “Educação é olhar para o futuro. Inovação é antecipar". Em sua fala durante o encontro, Lamachia parabenizou a Federação pelas suas ações, bem como elencou diversas iniciativas recentes da OAB/RS que vão de encontro ao tema do evento.

“A Famurs, ao longo da sua história, vem cumprindo o seu relevante papel de representação das 497 cidades gaúchas, buscando sempre o desenvolvimento qualificado dos municípios, a exemplo do tema deste importante evento que trata de questões caras e indispensáveis para todos nós: a educação e o futuro. Apoiar o presente e projetar o futuro é uma das bandeiras da OAB/RS, que trabalha nos desafios a serem enfrentados não apenas pela advocacia, mas também pela cidadania, sempre com um olhar voltado para as novas gerações”, salientou.

Importante parceria institucional

Na ocasião, Lamachia também ressaltou os recentes avanços conquistados pela Ordem, com destaque para o apoio da Famurs e a construção conjunta entre as entidades. “Em um ano de gestão, lançamos cinco programas inovadores para os colegas, fizemos sete audiências públicas e realizamos o maior evento da história da OAB, a Cidade da Advocacia. Além disso, reduzimos a nossa anuidade e, também, conseguimos avanços legislativos para a classe.”

O presidente da OAB agradeceu à Famurs pela parceria institucional, “especialmente pelas recentes e importantes conquistas que trouxeram ganhos significativos para a prestação jurisdicional do estado. Me refiro ao apoio decisivo dos prefeitos que estiveram em caravanas ao Tribunal de Justiça do RS e que resultou na elevação de onze comarcas de entrância intermediária para final. É com esse espírito de parceria que desejamos continuar enfrentando de forma conjunta os desafios impostos para o desenvolvimento da cidadania gaúcha. Parabéns à Famurs e a todos os prefeitos e gestores municipais. Vocês desempenham papel de destaque e relevância. Contem sempre com a OAB/RS”, finalizou.

Presenças

Também estiveram presentes no evento o governador do estado, Eduardo Leite; a presidente da subseção de Capão da Canoa, Rosana Steinmetz Wainer; o presidente da Famurs, Paulinho Salerno; o prefeito em exercício de Porto Alegre, Ricardo Gomes; o defensor público geral do estado, António Flávio de Oliveira; representante da Assembleia Legislativa, deputado Joel de Igrejinha; o representante da Câmara dos Deputados, deputado federal Lucas Redecker; o representante do TCE, conselheiro Edson Brum; entre outros convidados.

16/03/2023 18:21

eproc: OAB/RS se reúne com TJRS por melhorias no sistema e recálculo automático dos prazos por instabilidade

14.03.2023

Neusa Bastos acompanha subseção de Jaguarão em reunião na CGJ por elevação de entrância