Home / Noticias / 18.05.2017 16:01

Grande público participa de evento sobre o Holocausto no Dia de Combate à Homofobia

18/05/2017 16:01

Com um grande público, a OAB Subseção Canoas celebrou o Dia de Combate à Homofobia com a realização da palestra: “O universalismo da Shoá: por que transmitir o Holocausto no século XXI”.

Compondo a mesa de autoridades, estavam presentes: a secretária-geral adjunta da OAB/RS, Maria Cristina Carrion Vidal de Oliveira; Eugênia Reichert, presidente da OAB Canoas; Luiz Carlos Levenzon, ex-presidente da OAB/RS e ex-conselheiro federal; Daniel Bencke – coordenador do Curso de Direito da Uniritter; Ariel Koch - coordenador setorial de Extensão e Atividades Complementares da Faculdade de Direito - campus Canoas – UniRitter; Ricardo Waldmann – coordenador da Comissão de Cultura, Cursos e Palestras; Bianca Carolina Hilgert Benitez – coordenadora da Comissão de Diversidade Sexual da OAB Canoas; Neusa Maria Rolim Bastos – coordenadora-Geral da Comissão de Direitos Humanos Sobral Pinto da OAB/RS; e os palestrantes Carlos Reiss e Leonardo Ferreira Mello Vaz.

O evento, sob a coordenação da Comissão Subseccional de Diversidade Sexual aconteceu na Uniritter em Canoas e contou com a apresentação de dois painéis:

“O universalismo da Shoá: por que transmitir o Holocausto no século XXI”, trazendo ao Rio Grande do Sul o coordenador do Museu do Holocausto, Carlos Reiss e também o painel: “Enfrentamento à LGBTIfobia”, destacando os avanços e os desafios da atualidade, com a explanação do presidente da Comissão de Diversidade Sexual e Gênero da OAB/RS, Leonardo Ferreira Vaz.

O propósito do evento, através do exemplo trágico do Holocausto, foi de alertar a sociedade e os profissionais do direito da importância de intensificar a cultura da paz e do respeito às diferenças, abordando as diversas manifestações de segregações e suas consequências na comunidade; bem como explicitar as inúmeras formas de preconceito que contribuem para a propagação do ódio, da intolerância e da violência. Na ocasião, foi realizada a entrega de uma portaria de nomeação ao advogado Jorge Theodomiro Martins Moreira Filho, como novo integrante da Comissão Subseccional de Diversidade Sexual, coordenada pela advogada Bianca Hilgert.

Com entrada franca, o evento reuniu mais de 150 participantes entre advogados e estudantes.

Prestigiando o evento, estava presente, ainda, o vice-presidente da Federação Israelista do Rio Grande do Sul, Albert Poziomyck.

18/05/2017 16:01

Exploração e abuso sexual de crianças e adolescentes: OAB/RS sinaliza o avanço na legislação para facilitar depoimento das vítimas

18.05.2017

ESA abre edital de submissão de artigos científicos