Home / Noticias / 09.03.2013 14:53

I Seminário de Gestão da OAB/RS reúne secretários-gerais das subseções

09/03/2013 14:53

Entre os tópicos discutidos estavam a profissionalização e a gestão administrativa dos setores da Ordem gaúcha, o sistema de identidade do advogado, o certificado digital, e também questões relativas às atividades do cargo.

Após a abertura do segundo dia de exposições no I Seminário de Gestão da Ordem gaúcha, nesta sexta-feira (08), o secretário-geral da OAB/RS, Ricardo Breier, em conjunto com os demais secretários-gerais das subseções reuniu-se no Salão Paineira, no Centro de Eventos do Hotel Plaza São Rafael, para tratar de assuntos das Secretarias-Gerais da OAB/RS.

O presidente da OAB/RS, Marcelo Bertoluci, juntamente com a secretária-geral adjunta, Maria Cristina Carrion Vidal de Oliveira, e o coordenador das subseções, Jorge Luiz Dias Fara, também participaram da reunião.

Primeiramente, Breier comentou sobre a importante integração e aproximação que o seminário traz entre as subseções e a seccional, e se prontificou a manter essa relação próxima com as OABs do Interior, visando que os problemas detectados sejam resolvidos com maior celeridade possível.

Também acrescentou que uma das marcas da nova gestão é a profissionalização administrativa de todos os setores da Ordem gaúcha. Afirmou que esse novo método acarretará em uma melhor administração por parte das subseções, pois conhecerão mais profundamente os processos que envolvem o gerenciamento da OAB/RS.

Outro ponto destacado foi o cadastro de advogados. De acordo com Breier, é essencial a verificação constante dessa ferramenta: "Precisamos solicitar aos advogados que mantenham a sua ficha sempre atualizada", constatou. O dirigente também frisou que será feito um mutirão da seccional, em conjunto com as subseções, para que seja realizada uma atualização permanente do cadastro profissional.

Após, o dirigente abordou o sistema de identidade do advogado, que é o novo método do Conselho Federal para inscrições de estagiários, advogados e também a emissão de cartões e carteiras. Além de explicações do funcionamento da ferramenta, também foi apontado que as subseções podem mandar correspondentes até a seccional para que aprendam como utilizar corretamente o sistema.

O último assunto em pauta foi a certificação digital no processo eletrônico. Breier alertou para a importância das subseções nesse assunto. "Temos que ampliar o número de advogados com a certificação, e as OABs do Interior são partes essenciais nesse processo", constatou.

Também apontou um serviço que a Secretaria-Geral disponibiliza, que são as validações de certificados digitais itinerantes. Para conseguir efetuar o cadastro completo da certificação digital, o advogado precisa passar pela aprovação de uma entidade certificadora, e caso o agente de validação não esteja disponível, é possível solicitar que esse serviço itinerante vá até a subseção.

João Henrique Willrich
Jornalista – MTB 16.715

09/03/2013 14:53

Ordem gaúcha e entidades reúnem-se com OAB Federal para discutir a dívida pública